Organização aproximou de parceiros as perspectivas para o ano de 2025
A partir do diálogo franco e transparente, a Cooperativa Vinícola Garibaldi constrói relações importantes que somam para a solidificação de sua governança, envolvendo diferentes atores dentro de seus stakeholders. Nesta semana, um grupo de fornecedores intensificou o relacionamento com a cooperativa ao participar de um encontro no Complexo Enoturístico, dentro do programa Garibaldi Aproxima. “Nosso objetivo é estreitar laços. Momentos como esses fortalecem ainda mais nossas parcerias”, disse o presidente, Oscar Ló, ao dar as boas-vindas aos convidados, dia 25 de fevereiro.
O encontro foi um importante momento para a cooperativa compartilhar suas perspectivas para 2025, bem como para detalhar o que foi considerado pelo diretor executivo, Alexandre Angonezi, um 2024 de desafios. “Foi um ano de surpresas, com perdas na safra e de desastre climático. Mas seria pecado dizer que tivemos um ano ruim”, contou Angonezi, responsável por conduzir à apresentação aos fornecedores.
Mesmo diante de um cenário assim, a cooperativa manteve um ano de conquistas, com crescimento sustentável, cinco lançamentos, 76 premiações internacionais e reconhecimento do mercado, como o Marcas de Quem Decide e o Carrinho Agas. “Esses prêmios são muito importantes, porque não somos nós dizendo que os nossos produtos são bons, são os outros que estão reconhecendo isso”, disse. Muito dessa performance está ligada aos objetivos estratégicos da cooperativa – gerar valor e obter reconhecimento nacional em espumante – a partir de seu propósito em promover a vida em harmonia. “Isso nada mais é do que fazer a coisa certa pensando no bem de todos”, explicou o executivo. Tudo isso envolve uma série de movimentos ligados a gestão da cooperativa do vinhedo à mesa, com projetos como a assistência técnica permanente ao cooperado, pesquisa de novos cultivares com o case do vinhedo experimental, a análise de solo, a estruturação das políticas de compliance e o envolvimento do cooperado nas assembleias e reuniões de núcleo. “Isso gera aproximação com o cooperado, que sabe o que está acontecendo com a cooperativa e ajuda a tomar decisão”, contou Angonezi.
É com esse ritmo que a cooperativa encara 2025, com objetivos delineados para serem executados em três pilares – mercado, processamento e fornecimento. “Nosso pensamento estratégico é procurar sempre buscar o equilíbrio entre esses três grandes elos da nossa cadeia”, salientou. Assim, para atender ao mercado, a organização listou, entre outras, a realização de uma convenção de vendas, a participação nas principais feiras supermercadistas, a presença na ProWine em São Paulo, ações de trademarketing e ações de comunicação a níveis regionais, estaduais e nacional. Quanto ao processamento, haverá novos investimentos em capacidade de armazenagem, em autoclaves, prensas e filtros e em rotulagem. No fornecimento, a cooperativa pretende continuar a reconversão de vinhedos e a implantação de um novo sistema de gestão ERP.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Exata Comunicação, Tiago Garziera
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