Premiação demonstra o compromisso do educandário de promover um trabalho de inclusão e de conquistas para a comunidade surda
Nesta semana, a EMEFE Caminhos do Aprender iniciou o seu período letivo com um momento notável. O aluno Pedro Henrique Mazurkevicz recebeu a Olimpíada Brasileia de Matemática LIBRAS, referente a prova realizada em 23 de outubro de 2024, tendo questões como de porcentagem, frações, sequência lógica, divisibilidade, análise de gráficos, expressões numéricas, entre outros. Na ocasião, estiveram presentes a diretora Gisele Picolli, o vice-diretor Rodrigo Garcia Fraga, e a professora Elisa Ariotti.
Para Pedro, a conquista da medalha, somada à de Prata recebida no ano passado, deixou-o feliz, pois fez parte de um caminho de estudos e de dedicação. Nessa trajetória, ele se destaca como um exemplo para a rede pública de ensino e região, e já traça a sua próxima conquista: ser medalhista de ouro novamente na OBM Libras. Para além dos estudos, outras atividades têm espaço em sua vida como futebol, vôlei, jogos de computador e conversar com amigos fora do país.
Para alcançar o êxito, Pedro tem em sua vida escolar a professora Elisa Ariotti. Ela conta que a Língua Brasileira de Sinais entrou em sua vida quando cursava Matemática, onde tinha uma cadeira sobre. Após realizou uma Pós-Graduação, em seguida, em 2022, ingressou na EMEFE Caminhos do Aprender. A professora explica sobre a metodologia de ensino utilizada em sala de aula.
“Procuro sempre que possível utilizar materiais concretos no início da explicação ou imagens representativas, bem como, vídeos que abordam de outras maneiras o mesmo tema, caso o aluno necessite. Também, fui adaptando a linguagem e minha posição em sala conforme sentia necessidade. Na prova OBM Libras, além da pergunta ser em Libras, buscam colocar imagens e desenhos representativos e auto-explicativos sobre a situação-problema em questão”.
Elisa ressalta sobre o trabalho em conjunto com outros professores sobre a evolução do aprendizado do aluno Pedro, que o acompanha desde o 6º ano.
“A evolução dele foi gradativa e teve a participação dos demais professores. Foi um trabalho em conjunto e com o mesmo propósito. Ainda, ele é um exemplo tanto para seus colegas na escola, quanto para a comunidade surda. A partir disso, compartilho do sentimento dos demais professores de ‘dever cumprido’ e temos certeza de que ele terá muito sucesso, pois a educação não se limita apenas à escola, mas está presente em tudo o que fazemos e aprendemos ao longo da vida”, enfatiza.
A EMEFE Caminhos do Aprender tem, entre outros objetivos, ser uma escola de referência no acolhimento de alunos especiais. O exemplo de Pedro demonstra seu protagonismo no ensino-aprendizagem e a Medalha de Ouro vem coroar um trabalho exemplar para o acesso à educação. A diretora Gisele Picolli expressa de como o educandário propicia o desenvolvimento dos componentes e habilidades para o protagonismo como o do Pedro e a vitória em eventos que desafiam os saberes e conhecimentos.
“O protagonismo de Pedro no processo de ensino-aprendizagem reflete o compromisso da escola em criar um ambiente inclusivo, onde cada aluno é valorizado em sua singularidade e potencial. A Medalha de Ouro não é apenas um reconhecimento individual, mas um símbolo do sucesso de uma equipe que acredita no poder transformador da educação. É a materialização de um trabalho coletivo que envolve professores, gestores, familiares e, claro, o próprio Pedro, que superou desafios e se destacou com brilhantismo”.
A Diretora reflete sobre a construção de vivências significativas que transformam a realidade escolar e entram para a história. “O Pedro nos inspira a continuar investindo em uma educação que não apenas ensina, mas também empodera, motiva e abre caminhos para que todos os alunos possam sonhar e realizar seus sonhos. A EMEFE Caminhos do Aprender está, de fato, construindo um legado de excelência e inclusão, e Pedro é um exemplo vivo desse compromisso”, pontua.
A Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, destaca sobre o percurso do educandário e do aluno Pedro na busca de um ensino de qualidade. “O trabalho pedagógico desenvolvido na EMEF Caminhos do Aprender é de excelência. A premiação demonstra o sucesso do processo ensino e aprendizagem. O resultado é consequência do trabalho realizado pelos professores e aluno. A comunidade escolar merece esse reconhecimento”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/EMEFE Caminhos do Aprender
Feriado de Carnaval: EGR alerta para aumento no fluxo de veículos nas estradas gaúchas
SMVOP: Seguem os trabalhos de recuperação do calçamento
Gabinete da Primeira-dama promove o Bento por ELAS no dia 08 de março