A prefeitura de Bento Gonçalves poderá contratar sete coordenadores para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Isso será possível após aprovação do projeto de lei ordinária nº 20 de 2025 na sessão desta segunda, 24 de fevereiro.
O objetivo do PLO é a contratação administrativa, temporária e emergencial de sete cargos na categoria funcional de Supervisor Técnico de nível superior. “A necessidade temporária de excepcional de interesse público para contratação administrativa, temporária e emergencial do cargo, se faz necessária para que exerçam a coordenação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Proteção Social Básica, serviço este vinculado à Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES)”, pontua o PLO.
O líder de governo na Casa, Duda Pompermayer (Progressistas), pediu apoio dos colegas à matéria. “Desde o ano passado o pessoal dos Serviços de Convivência está ‘se virando’ para dar conta do trabalho sem os coordenadores. Então, essa lei, agora, vem para autorizar a contratação de sete coordenadores para os Serviços de Convivência e poder continuar o excelente trabalho feito”.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um vinculado à Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
O SCFV realiza atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. “É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. O objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui um caráter preventivo, pautado na defesa e na afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários”, explica o projeto.
Atualmente, Bento Gonçalves conta com seis SCFVs, que atendem a faixa etária dos quatro aos 17 anos: CECI, AABB Comunidade, Balão Mágico, Carrossel da Esperança, SEST/SENAT e Toquinha da Amizade, além de um projeto para abertura do sétimo serviço.
A contratação é temporária, podendo durar até 10 meses. Os contratados deverão ter formação acadêmica em Política de Educação e/ou Assistência Social. A carga horária é de 40 horas semanais.
Como votaram os vereadores
PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 20/2025
ANDERSON ZANELLA PP Presente
DUDA POMPERMAYER PP Sim
EDSON ROGÉRIO BIASI PP Sim
GABRIELLI MDB Sim
GILMAR PESSUTTO UNIÃO Sim
JOEL BOLSONARO PL Sim
JOSÉ ANTÔNIO GAVA PSDB Sim
LETÍCIA BONASSINA PL Sim
LÚCIO LANES PDT Sim
MARLENE PELICIOLI CIDADANIA Sim
MOISÉS SCUSSEL MDB Ausente (questões de saúde)
PAULO SOUTO PSDB Sim
POSTAL PL Sim
SIDINEI DA SILVA PSDB Sim
THIAGO FABRIS PP Sim
VOLMAR GIORDANI REPUBLICANOS Sim
VOLNEI CHRISTOFOLI PP Sim
Patrimônio Vivo: as múltiplas identidades e significações do patrimônio ferroviário na comunidade de São Luiz das Antas/Bento Gonçalves-RS
Homem é morto a tiros no bairro Juventude, em Bento
Moção apoia projeto que visa compensar IPVA com valores dos pedágios; outra matéria repudia performance de Carnaval