Objetivo é construir um painel que será instalado em Tuiuty e será uma junção entre as vivências históricas-culturais do local e do desastre ambiental de maio de 2024
A partir de abril, Bento Gonçalves vai acompanhar um movimento artístico que vai produzir um legado de resiliência e de criatividade que representa o sentimento comunitário do Vale das Antas. Já está em curso as ações de “Memórias em Mosaico” que promoveu uma reunião no Centro Cultural Tuiuty com a idealizadora do projeto, Daniela Sandrin Copat, com a coordenadora das oficinas, Fernanda Tomasi, o Secretário de Cultura, Evandro Soares, e a supervisora cultural da Secult, Marli Marangoni.
O projeto visa a construção coletiva de um mural de mosaico que será construído por alunos das oficinas que ocorrerão no Centro Cultural Tuiuty. A programação e datas serão divulgadas em breve. As aulas e a construção do mosaico, que terá como matéria-prima azulejos, será ministrada pela artista plástica Cristiane Bitarello. Serão três turmas, cada uma com 10 vagas totalmente gratuitas, incluindo os materiais que também serão disponibilizados. Ainda sem data definida para início das oficinas, mas os interessados podem fazer uma pré-inscrição pelo telefone 54.981144290 com Fernanda.
A temática do mural expressa uma união entre as memórias da comunidade histórico-cultural com o desastre ambiental que ocorreu em maio de 2024, onde o distrito de Tuiuty também foi atingido. Por meio do trabalho em equipe, sentimentos de pertencimento e de renovação vão ser o motor criativo para uma obra que represente a simbologia da comunidade.
De acordo com Daniela Sandrin Copat, “Memórias em Mosaico” vai trazer um painel que vai expressar os sentimentos de um processo coletivo. Ela explica como surgiu a ideia.
“Surgiu de uma conversa sobre a arte, onde a Cris Bertartelo descreveu a técnica como a arte de juntar os pedacinhos quebrados e ressignificar. E no mesmo momento o pensamento foi de criar esse grande painel, juntando os pedacinhos que os desastres ocorridos com as enchentes e deslizamentos, no ano passado, deixaram como uma lembrança triste e de dor e dar um novo sentido por meio da arte. Um painel que será construído por muitas mãos e com muita emoção, sem dúvida, mostrando o quanto é possível a reconstrução, com fé e esperança. Somos uma equipe que se uniu para, por meio da Cultura, integrar as comunidades e criar um espaço que será destaque na Serra Gaúcha com o painel de mosaico”.
O Secretário de Cultura e de Turismo, Evandro Soares, ressalta que o painel “vai ser uma obra muito significativa que remete a um fato que marcou a comunidade deste local. A construção desse mosaico é uma homenagem que transforma o sentimento em algo tangível, pois se constitui como um patrimônio e, dessa forma, fixa no tempo e no espaço fatos marcantes de um povo, num diálogo entre o passado e o presente”.
“Memórias do Mosaico” tem como produtora cultural Maria Stefani Dalcin e foi selecionado pelo programa do Governo Federal Retomada RS e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e será executado pela Associação Vale das Antes com patrocínio da Vale.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Calor extremo: CPERS exige medidas urgentes para garantir segurança nas escolas
Festival da Rua Coberta acontece em 22 e 23 de março
Espetáculo celebra a obra e a energia de Gal Costa, em Bento Gonçalves