Bento é referência em nefrologia e hemodiálise para a Serra Gaúcha

Aproximadamente 40 pacientes SUS realizam o procedimento de hemodiálise no hospital e recebem auxílio através do transporte realizado pela Secretaria de Saúde

Proporcionar uma saúde de qualidade para todos é um dos propósitos do Governo Municipal. Com esse viés, Bento Gonçalves é referência para pacientes que realizam hemodiálise na região. Semanalmente, aproximadamente 40 pessoas, residentes em Bento, realizam o procedimento de hemodiálise no Hospital Tacchini. O deslocamento é feito com apoio do setor de transportes da Secretaria de Saúde, que se desloca até a casa de cada paciente para realizar o traslado, proporcionando conforto e comodidade.

O acesso dos pacientes ambulatorialmente é através da unidade básica de saúde, que faz o cadastro através do sistema de regulação ambulatorial Gercon (gerenciamento de consultas). Para os pacientes que necessitam de internação para vaga de hemodiálise, o cadastro é através do sistema de regulação Gerint (gerenciamento de internações hospitalares). O paciente faz o encaminhamento, passa por regulação estadual, é acolhido no serviço e, depois disso, as sessões são realizadas no hospital.

Dona Maria Inês Junkoski Romanzini está há três anos realizando hemodiálise, tendo uma rotina de três sessões semanais. “O pessoal vem na minha casa me ajudar, dando todo o apoio necessário para o meu deslocamento até o hospital. Está tudo bem, estou gostando desse trabalho que fazem. Esse é o único recurso que temos, que é de seguir fazendo o tratamento”.

Targo da Silva Nunes, 46 anos, realiza hemodiálise há dois anos no município. Nunes dribla as adversidades com o seu bom humor característico e vitalidade. Ele destaca que “graças à Secretaria de Saúde, eu me sinto bem cômodo, pois eu recebo toda a assistência que preciso. É um benefício que o município dá pra gente. Tenho toda a assistência de que preciso. É um serviço muito bem feito”.

Ivanete Aparecida Machado, 50 anos, está há doze anos realizando hemodiálise e também destaca sobre o auxílio recebido através da Secretaria de Saúde. “Para mim, essa ajuda sempre foi muito satisfatória. Sempre que precisei tive bons resultados. Ficamos até amigos dos motoristas, que são muito prestativos. A luta segue”.

O motorista Marco Cortês atua há seis anos no transporte dos pacientes, com a rotina de levar cada grupo em seu tratamento. Para ele, “é gratificante levar o pessoal para a realização de um tratamento tão importante para a saúde de cada um. Eles precisam fazer três vezes por semana. São um exemplo de força para todos nós”.

O médico da Coordenação da Atenção Básica Pedro Augusto Cavagni Ambrosi enfatiza que “o serviço de hemodiálise oferecido em Bento Gonçalves é essencial para garantir o acesso aos pacientes que dependem desse tratamento contínuo. O fluxo organizado de encaminhamento, tanto ambulatorial quanto hospitalar, reflete o compromisso do município em oferecer um cuidado integral e humanizado”.

Ainda conforme o médico, “esse modelo de assistência assegura que os pacientes tenham acesso ágil e eficaz aos serviços de maior complexidade, demonstrando a importância da atuação conjunta entre os profissionais de saúde e a rede de apoio local”.

A secretária de Saúde Daiane Piuco destaca que “esse é um trabalho realizado por muitas mãos, com cada profissional fazendo a sua parte, desde os primeiros encaminhamentos, até a etapa no hospital. Somos referência nesse tratamento, e é nosso dever seguir firme nessa tarefa de buscar sempre mais, garantindo uma saúde de qualidade para todos os cidadãos bento-gonçalvenses”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido