Bebidas são opções sofisticadas para socializar com estilo e têm conquistado apreciadores
Um dos principais motivos que justificam a recomendação de beber com moderação, a ressaca tem seu dia próprio no calendário: 28 de fevereiro. Nada mais coerente do que brindar a data temática com um tipo de produto que vem conquistando crescente número de apreciadores: as bebidas do tipo zero álcool. Cada vez mais frequentes no mercado, entregam tudo o que os consumidores apreciam: elas mantêm características como o sabor, aroma e visual original das bebidas convencionais, com o atributo de terem teor alcóolico nulo.
A Cooperativa Vinícola Garibaldi tem incrementado, nos últimos anos, em seu portfólio, opções de espumantes sem álcool para atender a uma crescente parcela de consumidores que já preferem bebidas desse tipo (ao todo, são cinco rótulos nessa linha). Desde 2023 e até 2028, a estimativa da Mordor Intelligence é de que o setor de bebidas não alcoólicas experimente taxas de crescimento anual entre 4,1% e 4,7%. “Estamos seguidamente crescendo, especialmente no segmento de espumantes, que é liderado e puxado pelos espumantes mais leves, frescos e agora também com as versões zero álcool”, diz o gerente de marketing e enoturismo da cooperativa, Maiquel Vignatti.
Para resultarem em um produto sem álcool, essas bebidas não passam pelo processo de fermentação. Suas borbulhas são incorporadas, lentamente, em autoclaves, o que garante ótima perlage, praticamente igual à dos espumantes tradicionais de fermentação natural. Um dos mais recentes lançamentos nessa linha é o Garibaldi Prosecco Zero Álcool, primeiro do gênero no país. O mosto (suco) da uva com a qual ele é elaborado recebe uma diluição, a fim de alcançar um equilíbrio entre os açúcares residuais e a sensação doce em boca. Isso oportuniza uma bebida com alto frescor devido à acidez presente no mosto. Seus aromas lembram notas cítricas, como lima e limão, com um toque floral delicado. Em boca, se destaca bastante a harmonia entre acidez e açúcares. “É uma acidez refrescante, deixando um produto leve e fresco, bem agradável”, diz o enólogo da cooperativa Ricardo Morari.
Também é possível embalar o brinde não alcóolico com o Garibaldi Moscato Zero Álcool Rosé. Versão rosada do Garibaldi Moscato Zero Álcool, a bebida é elaborada com uva Moscato Branco e uma pequena quantidade de uvas tintas que trazem os tons rosáceos que a caracterizam. Mas não é só: elas também oferecem à bebida aromas de frutas e flores vermelhas. “Tem uma característica aromática intensa, notas bastante frutadas, remetendo ao floral e ao cítrico”, analisa Morari. No paladar, a bebida apresenta sabor adocicado com bom equilíbrio entra açúcares e acidez, o que lhe confere frescor e intensidade.
Além dessas, a cooperativa dispõe de outras possiblidades para variar as experiências gustativas de seus produtos sem álcool, como a linha ICE. Esses espumantes foram criados para serem apreciados com gelo, podendo ser bebidos puro ou como complemento para drinks – com frutas como laranja, morango e hortelã, por exemplo. Com versões Branco e Rosé, o ICE Zero Álcool entrega toda liberdade para apreciar um espumante do jeito que você quiser, sem protocolos. Aliás, como os produtos sem álcool. Com eles, o brinde pode ser apreciado, literalmente, sem moderação.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Augusto Tomasi
Homem cai duas vezes em golpe e perde R$ 15 mil em Carlos Barbosa
Campus da UCS passa a sediar as atividades da Associação Farroupilhense de Letras
Mais de 11% das consultas agendadas em 2024 não foram realizadas por ausência dos pacientes em Garibaldi