Frente fria provoca vento de 100 Km/h e estragos na Argentina e Uruguai

A frente fria que avança para o Rio Grande do Sul com chuva e temporais provocou fortes temporais hoje cedo no Centro da Argentina e no Uruguai com rajadas de vento de até 100 km/h e chuva intensa que causaram alagamentos, estragos e falta de energia.

No final da madrugada de hoje, depois do calor muito intenso da segunda-feira em que a temperatura foi a mais alta em fevereiro desde 1994, o tempo mudou radicalmente na cidade de Buenos Aires com a chegada da frente fria. A chuva intensa, acompanhada de rajadas de vento de até 100 km/h em algumas áreas da Grande Buenos Aires, causou inundações, quedas de árvores, destelhamentos e dificuldades no transporte ferroviário.

O temporal ainda deixou cerca de 300 mil clientes sem luz nas primeiras horas do dia, o que comprometeu o trabalho de muitos estabelecimentos comerciais na cidade de Buenos Aires e área metropolitana durante a manhã. A tempestade atingiu a cidade por volta das 5h da manhã, derrubando árvores e causando estragos, incluindo a queda de uma antena na região de Vélez Sársfield. O fornecimento de energia foi severamente afetado, com 228.542 clientes da Edenor e 102.383 da Edesur sem luz.

Além dos danos, a temperatura caiu drasticamente. Entre 5h e 6h da manhã, os termômetros registraram uma queda de quase 10°C, passando de 24,2°C para 16,7°C. Do meio da tarde de ontem, a queda foi de 38,5ºC para 16,7ºC. O temporal também prejudicou o transporte ferroviário, com atrasos e cancelamentos em várias linhas devido à queda de árvores e postes sobre os trilhos. As linhas afetadas incluíram o Sarmiento, Mitre, Mitre ramal Tigre e Roca.

Os temporais cruzaram o Rio da Prata e atingiram o Uruguai. O vendaval causou queda de árvores e estragos entre o final da madrugada e o começo da manhã em pontos do departamento uruguaio de Colonia. Na tarde e noite de hoje, novos temporais devem ser esperados sobre o Uruguai com a frente fria que se desloca pelo país vizinho e encontra a massa de ar muito quente sobre o Rio Grande do Sul.

Fonte: MetSul Meteorologia
Foto: 221 RÁDIO

error: Conteúdo Protegido