A Fundação Casa das Artes recebeu, durante a quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 de fevereiro, o Artesão em Foco. Criado em 2022, o programa da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional tem como objetivo capacitar, estimular e valorizar a profissão de artesão dentro da economia. Bento Gonçalves foi o terceiro município contemplado em 2025 e em torno de 50 profissionais participaram, de cidades como Pinto Bandeira, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Carlos Barbosa, Farroupilha, entre outras.
Dessa forma, foi criado uma imersão onde foram explanados sobre assuntos como artesanato brasileiro, conceitos de design aplicados ao artesanato, cultura e história aplicado ao produto artesanal, além de recursos visuais para auxiliar nas vendas como a utilização de redes sociais, exposição de produtos em Pontos de Venda (PDV) e fotografia. Os profissionais também participaram troca de ideias sobre os seus trabalhos, de mostrar as técnicas trabalhadas, materiais utilizados, formas de empreender.
A ministrante do Workshop de Cocriação Produtos Identitários, a designer de produtos e Mestre em Design Estratégico, Fernanda Sklovsky, faz um balanço de como o evento foi produtivo. “Foi extremamente positivo. Tivemos dois dias intensos de troca, aprendizado e experimentação, onde os participantes puderam refletir sobre seus processos criativos e aplicar novos conceitos ao seu trabalho. Foi gratificante ver a diversidade de criações surgindo a partir desse processo e perceber o engajamento de todos. O saldo é de muito aprendizado e conexões fortalecidas entre os participantes em função do exercício de outra atividade prática chamada de objeto afetivo”.
Fernanda também enfatiza como o Artesão em Foco proporciona e valoriza a profissão. “O Artesão em Foco tem um papel fundamental na valorização da profissão, pois oferece um espaço de qualificação e troca que empodera os artesãos e fortalece seu posicionamento no mercado. A metodologia do workshop combina design e estratégias comerciais para mostrar como o artesanato pode se destacar, seja por meio da identidade cultural dos produtos, da exposição no ponto de venda ou da percepção de valor agregado, além de contribuir para ampliar o reconhecimento da profissão, incentivando os participantes a enxergarem seu ofício como um setor econômico forte e promissor”.
O Secretário de Cultura e de Turismo, Evandro Soares, destacou sobre a relação do artesanato e a economia. “O artesanato faz parte de todas as culturas e chega no século XXI como uma fonte real de renda e manutenção da cultura do estado, devido à importância e reconhecimento do artesanato como um patrimônio que precisa ser incentivado de forma contínua. O Artesão em Foco auxilia nesse processo e tem alcançado, junto a cadeia de artistas nos municípios e regiões aonde tem sido ofertado uma capacitação que vai de acordo as necessidades da área”.
Durante o evento também esteve presente, o Diretor da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Luís Fernando Rosa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SECULT
PRF auxilia criança que se perdeu dos pais na Freeway
Municípios da região se reúnem na Prefeitura de Caxias em mais uma etapa do estudo do projeto antigranizo
Bento em Vindima: Baile de Máscaras ocorre no próximo sábado