Universidade de Caxias do Sul completa 58 anos valorizando a história e inovando para o futuro

Comprometida com o desenvolvimento da região e a formação de profissionais que ganham destaque no mundo, a Universidade de Caxias do Sul completa 58 anos neste mês. O ano será marcado por dois pontos fundamentais: a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e ações de inovação.

A constituição de uma das maiores universidades comunitárias do Brasil ocorreu por meio do Decreto Federal Nº 60.200, de 10 de fevereiro de 1967. Como ocorre tradicionalmente, a celebração vai contar com a missa de Ação de Graças, no dia 15 de fevereiro, às 19h, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul. A condução será do bispo diocesano e presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, dom José Gislon, e com a fala do reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech.

Para o reitor, a Universidade cumpre seu papel ao formar profissionais capacitados que atuam mundialmente. “A UCS sempre esteve voltada ao desenvolvimento regional com forte senso comunitário. Ao completar 58 anos entendemos que as entregas, nessa perspectiva, têm sido feitas. Entre elas está a formação de mais de 133 mil pessoas que hoje contribuem nas mais diferentes áreas à região, ao país e estão espalhadas por mais de 60 países. Nossa gratidão aos instituidores da Universidade, aos professores e colaboradores”, destaca.

150 anos da imigração italiana no RS

O ano de 2025 é marcante para os descendentes de italianos que vivem no Rio Grande do Sul, já que a chegada da etnia ao Estado completa 150 anos. Com pesquisa sobre a imigração desde a década de 70, a Universidade de Caxias do Sul se engaja de maneira intensa nos festejos que serão realizados em diversos pontos da Serra Gaúcha e no Estado.

Entre as ações previstas está o lançamento de um box com todas as cinco obras do Cansioniero Popolar. Os livros reúnem letras de músicas entoadas por corais na Serra Gaúcha. As músicas contam com traduções e pautas musicais. Ao todo, o trabalho de pesquisa catalogou 300 canções.

Outro atrativo da programação será o concerto especial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre alusivo aos 150 anos. O evento será realizado no dia 23 de maio, no UCS Teatro. No mundo acadêmico, o VI Simpósio Internacional e o XIV Fórum de Estudos Ítalo-Brasileiros, programado para o mês de outubro, vai promover reflexões sobre a produção de conhecimento a respeito da temática da imigração.

Outra iniciativa importante é o lançamento do Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS. A publicação, que conta com patrocínio integral da Móveis Florense, possui cerca de 600 páginas em versões em português e italiano. O livro, sob responsabilidade da Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), terá lançamentos no Brasil e na Itália. Os capítulos e seções, ilustradas com fotos e documentos históricos, têm contribuição de mais de 40 pesquisadores brasileiros e italianos para a abordagem de temas como colonização, política e imprensa, economia, educação, religiosidade e cultura. A tradução dos textos fica a cargo da equipe do Programa UCS Línguas Estrangeiras. Todas as atrações da programação dos 150 anos da imigração estão disponíveis neste link.

Pesquisa e Inovação

São quatro os pilares da UCS: pesquisa, inovação, ensino e extensão. Em 2024, entre as 91 universidades comunitárias e privadas brasileiras, a UCS ficou na 4ª colocação na categoria Inovação e na 9ª em Pesquisa. No Rio Grande do Sul, também entre comunitárias e privadas, é a 2ª em Inovação.

Para ampliar ainda mais o horizonte nestas áreas, em 2025 será construído um prédio de 2 mil metros quadrados no Campus-Sede. A estrutura, que ficará pronta ainda em 2025, vai abrigar a expansão do ecossistema de inovação da UCS. O novo espaço será anexo ao Bloco 59, sede do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS).

O prédio terá 20 novas salas de diferentes formatos para novas empresas incubadas residentes, um FabLab (espaço de fabricação digital e teste de prototipagem), uma arena com capacidade para 100 pessoas e uma cafeteria, entre outros ambientes. No âmbito da pesquisa, a UCS inicia o ano com a expansão da área de mestrado e doutorado, perfazendo 20 Programas de Pós-Graduação e com a proposição da abertura de mais dois.

Por fim, a Instituição que está próxima de completar seis décadas de história é formada por áreas de ensino com trajetória igualmente marcante. São exemplos os cursos de História, Direito, Filosofia e Pedagogia, mais antigos que a própria fundação da Universidade que ajudaram a constituir. As graduações completam 65 de criação em 2025 e programações especiais vão marcar o aniversário dos cursos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Foto 1: Divulgação/Claudia Velho-Acervo UCS

Foto 2: Divulgação/Bruno Zulian-UCS

error: Conteúdo Protegido