Próxima Sessão Ordinária na Câmara Bento vai analisar projeto de lei sobre o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural e diversas propostas dos Vereadores

De acordo com o Executivo, a proposta, que retira o caráter deliberativo do Conselho, visa aprimorar a gestão do patrimônio histórico da cidade. A sessão também incluirá a leitura de projetos e requerimentos de vereadores, além de outras correspondências enviadas pela Prefeitura
Na pauta, apenas um projeto de lei deverá ser votado pelos vereadores

Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves realiza sua próxima sessão ordinária na segunda-feira, 10, às 15h, com um único projeto de lei em pauta. A sessão, que será aberta ao público, abordará a alteração dos dispositivos da Lei Municipal nº 4.445/2008, de 3 de setembro de 2008, que trata da estrutura e funcionamento do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural.

Projeto de Lei nº 04/2025 enviado pelo Poder Executivo Municipal propõe uma mudança significativa na atuação do referido Conselho. De acordo com o projeto, a alteração do caráter deliberativo do Conselho será revertida, passando a ser apenas consultivo. Essa mudança se justifica por questões de subjetividades observadas em deliberações recentes, e visa tornar o processo decisório mais claro e objetivo.

Apesar da mudança, a Prefeitura garante que a alteração não afetará o tombamento de imóveis, os que já estão inventariados ou que tenham interesse histórico, conforme estipulado em anexos do Plano Diretor. A justificativa também destaca que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o órgão máximo no Brasil para a preservação do patrimônio cultural, tem um caráter consultivo, conforme o Decreto nº 11.670, de 30 de agosto de 2023. Dessa forma, o projeto assegura que o Conselho continuará exercendo sua função de assessoramento e colaboração com a Administração Municipal na preservação do patrimônio histórico e cultural de Bento Gonçalves.

Correspondências e Projetos Protocolados

Além do projeto de lei, a sessão incluirá a leitura de várias correspondências protocoladas pelos vereadores e pelo Prefeito Municipal Diogo Segabinazzi Siqueira, como segue abaixo:

  1. Ofício nº 14/2025-GAB/PL – Protocolando o Projeto de Lei Ordinária nº 12/2025, que altera a Lei Municipal nº 5.825/2014, relacionada ao Conselho Municipal do Idoso e o Fundo Municipal do Idoso.

  2. Ofício nº 17/2025-GAB/PL – Protocolando o Projeto de Lei Ordinária nº 13/2025, que autoriza o Município a abrir crédito especial de R$ 11.580,00.

  3. Ofício nº 18/2025-GAB/PL – Protocolando o Projeto de Lei Ordinária nº 14/2025, que autoriza o Município a abrir crédito especial de R$ 1.600,00.

  4. Ofício nº 19/2025-GAB/PL – Protocolando o Projeto de Lei Ordinária nº 15/2025, que autoriza a cessão de servidora para o município de Carlos Barbosa.

Além disso, diversos requerimentos dos vereadores serão lidos, incluindo:

  • Requerimento nº 5/2025, de José Antônio Gava, para a criação (ou reabertura) da Frente Parlamentar pela Revitalização do Lago da Fasolo.

  • Requerimento nº 4/2025, de Edson Rogério Biasi, para a criação (ou reabertura) da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana.

  • Requerimento nº 6/2025, de Moisés Scussel Neto, solicitando a instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

  • Requerimento nº 2/2025, da Mesa Diretora, arquivando um requerimento anterior.

A sessão também contará com pedidos de informação, como o de Volmar Giordani (Republicanos) sobre a viabilidade de ferramenta de Georreferenciamento, e o de Sidinei da Silva, que solicita informações sobre o planejamento para a conclusão da Escola Municipal Infantil Arco-Íris da Alegria, no bairro Vila Nova II.

Grande Expediente

Durante o Grande Expediente, o Presidente da Câmara, vereador Anderson Zanella (Progressistas), fará uso da tribuna. O espaço será utilizado para destacar assuntos de relevância para a população e o andamento dos trabalhos legislativos.

Transmissão ao Vivo

A sessão será aberta ao público e também transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, permitindo que os cidadãos acompanhem os debates em tempo real. A transmissão estará disponível no FacebookInstagram e YouTube da Câmara.

Fonte e foto: Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves – Comunicação

PG

error: Conteúdo Protegido