Defesa Civil de Bento Gonçalves intensifica ações de prevenção

Tem sido realizado um forte trabalho em diferentes frentes de ações, dentre elas, no apoio em alagamentos, trabalhos preventivos em áreas de risco, simulação de desastres, entre outros  

A Defesa Civil de Bento Gonçalves tem realizado um forte trabalho em diferentes frentes de ações, dentre elas, no apoio em alagamentos, trabalhos preventivos em áreas de risco, simulação de desastres, capacitação em primeiros socorros e apoio em campanhas, como a do agasalho. Outra ação está relacionada aos trabalhos de desassoreamentos que iniciaram nas últimas semanas em diferentes áreas do município, com o intuito de limpar arroios, canais e sistemas pluviais que estejam com sedimentos. A limpeza permite a maior fluidez da água, evitando que transbordem.

Após os deslizamentos ocorridos em maio de 2024 o trabalho preventivo e de estudo das áreas também foi intensificado, com a atuação em conjunto sendo realizada pelas secretarias municipais. Desde então tem sido feito um levantamento das áreas de risco do município, tanto das áreas urbanas, como rurais. Essas ações estão sendo feitas em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil desde outubro do último ano em diferentes localidades do município.

Bento Gonçalves foi o único Município da Serra selecionado pelo programa. Uma das razões, pelas quais, ocasionou na escolha do município, foi pelo fato dos distritos de Faria Lemos e Tuiuty terem sido atingidos por cerca de 300 deslizamentos no último ano, além de problemas ocasionados pela forte chuva na cidade com rompimentos de tubulações, queda de barreiras e deslizamentos em residências.

Para o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Wermuth, “a participação da comunidade é essencial para o sucesso das ações da Defesa Civil e, por isso, buscaremos sempre soluções inovadoras e eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de todos. Estamos à disposição de todos para contribuir com o crescimento e a proteção de Bento Gonçalves, e, juntos, fazemos a diferença para uma cidade mais segura e resiliente”.

Wermuth tem carreira consolidada no Exército Brasileiro, além de ter feito parte da 2ª turma da Guarda Municipal.

O secretário de Segurança, coronel Sandro Gonçalves da Silva, que coordenou da Defesa Civil Regional, destaca que agora será ampliado o trabalho de treinamento de voluntários e equipes. “Vamos trabalhar na prevenção, mitigação, resposta e reestabelecimento. Elaborando os planos de contingência do município e ampliando a segurança da população”, disse.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido