Escolas Municipais Infantis: em torno de 1600 alunos retornam em Bento

Desde o dia 27 de janeiro, as 24 Escolas Municipais Infantis da rede pública de ensino de Bento Gonçalves começaram o atendimento de, aproximadamente, 1600 crianças. As EMIs compreendem etapas essenciais da vida escolar que vai do Berçário I até o Jardim II: são os primeiros passos para o desenvolvimento integral, para o crescimento intelectual, social e cultural, além de incentivar o seu protagonismo. Nessa construção, tem-se um envolvimento entre famílias e escolas, onde estabelece um vínculo de confiança e de escuta.

As equipes diretivas têm como princípio norteador o acolhimento, já que as crianças vão passar por um período de adaptação, construir uma nova rotina diferente daquela que se tem em casa ou até mesmo nas férias. Dessa forma, entram em contato com novas pessoas como as professoras e auxiliares de Educação Infantil, novos espaços, e atividades próprias para cada idade.

Na EMI Recanto Alviazul, localizada no bairro São João, no dia 27 de janeiro iniciou o acolhimento com as crianças de Maternal I e II e na metade desta semana com o Berçário II.

A diretora Marta Sassi explica sobre de como o educandário realizou a recepção. “Todos os ambientes foram preparados de maneira acolhedora, com contextos para que as crianças se sentissem atraídas com brinquedos, com música, e para que junto das profissionais fossem envolvidas nas brincadeiras, com muito afeto, pois é um momento de criar vínculos para que sintam bem aqui na escola e para que os pais se sintam seguros”, destaca Marta.

“Nós tivemos a preocupação e o privilégio de poder ter em cada sala uma profissional de referência para receber as crianças. Alguém que elas já conheciam. Os pais foram orientados: enquanto a criança estivesse bem, permaneceria na escola em turno integral”.

Já a EMI Mundo Encantado, localizada no bairro Conceição, teve um retorno tranquilo e normal. Conforme a diretora Marciana Balbinot Gentilini, o educandário preparou um ambiente leve, limpo e aconchegante. “As crianças estavam com saudades dessa rotina, de estar na escola. Estão se revendo, se abraçando, a direção está conversando com os pais para ver se algo mudou, pois passaram 30 dias longe da escola”, ressalta.

As crianças têm uma rotina que inicia às 6h30 e termina às 18h. Nesse período, há uma série de atividades próprias para o seu desenvolvimento com uma alimentação balanceada que é orientada pelo Setor de Nutrição da SMED, higiene junto com a enfermeira e auxiliares, hora do soninho, e brincadeiras pedagógicas como roda cantada, contação de histórias, jogos de encaixe, de montar, de movimento, que auxilia no desenvolvimento motor e estimula a fantasia, o sonho, a imaginação.

Como reforça a mensagem da EMI Mundo Encantado, a acolhida faz parte de um processo pedagógico. “Nosso acolhimento se baseia no amor, no carinho, e no preparo de um ambiente aconchegante como nossos pequenos merecem. Aqui, eles se sentem seguros, amados e estimulados a diferentes experiências de aprendizagem”, pontua a diretora Marciana.

A Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, esteve visitando as EMIs durante nesse retorno. Ela destaca que “a principal ação de 2025 é o acolhimento, no sentido de ser o alicerce para a consolidação do pertencimento da comunidade com a escola”.

Novos alunos
Desde a última segunda-feira (03) começaram a ser chamados os alunos para as vagas compradas na rede particular de Ensino. Já foram destinados para manutenção de vagas 829 alunos. Ao todo 12.130 alunos estão matriculados para o período letivo de 2025.

A SMED reforça que os alunos em idade obrigatória serão todos atendidos. Para creche a secretaria está encaminhando conforme o critério estabelecido na Legislação e por zoneamento.

No dia 17 de fevereiro inicia o ano letivo do Ensino Fundamental e Médio.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

 

error: Conteúdo Protegido