Pela primeira vez, o Wines of Brazil, projeto setorial do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), marcará presença na Wine Paris, uma das feiras de vinho que mais cresce no mundo. O evento ocorre de 10 a 12 de fevereiro, reunindo expositores de 48 países e atraindo milhares de visitantes do trade global.
O Brasil será representado por três vinícolas renomadas: Bom Dia Brazilian Bubbles, Casa Valduga e Miolo. A participação destaca o reconhecimento crescente dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no exterior. Em 2024, os rótulos nacionais conquistaram 776 premiações internacionais, um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Enologia (ABE).
“Ao longo da promoção dos vinhos brasileiros no mercado internacional, identificamos que a Wine Paris vem se consolidando como um dos eventos mais estratégicos do setor. Em conjunto com as vinícolas do projeto, decidimos viabilizar essa participação piloto, e nossas expectativas são altas. Caso os resultados sejam positivos, a intenção é incorporar a feira ao nosso planejamento estratégico e ampliar ainda mais nossa presença nas próximas edições. Além disso, essa oportunidade permite fortalecer a marca Brasil no segmento, especialmente com a ação promocional que realizaremos no dia 13, em parceria com a Embaixada do Brasil em Paris, voltada para compradores, importadores e jornalistas franceses”, projeta o gerente de promoção para o mercado externo do Consevitis-RS, Rafael Romagna.
Masterclass e Walkaround Tasting
Além da participação na feira, o Wines of Brazil promoverá, em parceria com a Embaixada do Brasil em Paris, um evento exclusivo no dia 13 de fevereiro. A iniciativa, voltada para compradores, jornalistas e influenciadores do setor, tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os vinhos brasileiros e fortalecer sua presença no mercado europeu. O evento será dividido em duas etapas:
:: Masterclass Wines of Brazil: apresentação educativa sobre o setor vitivinícola brasileiro, incluindo um espaço para que cada vinícola compartilhe sua história e filosofia de produção.
:: Walkaround Tasting: degustação exclusiva dos rótulos brasileiros, onde cada vinícola contará com um espaço dedicado para apresentar seus produtos a um público estratégico.
Com um cenário cada vez mais favorável para os vinhos brasileiros no exterior, a participação na Wine Paris e a realização da masterclass em Paris reforçam o posicionamento estratégico do Wines of Brazil em consolidar a presença dos rótulos nacionais nos principais mercados consumidores do mundo.
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Sobre o Wines of Brazil
O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Fonte: Divulgação/Wines of Brazil
Imagem: Reprodução/Wine Paris
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa