A Gestão de Prendas e Peões da 11ª Região Tradicionalista 2024/2025 realizou neste final de semana, nos dias 1 e 2 de fevereiro, na sede do CTG Laço Velho, em Bento Gonçalves, o acampamento regional com intensa programação que contou com o Seminário Campeiro, abordando o “Entreveiro Cultural como manifestação de atividades campesinas”, e o Seminário de Prendas, com o tema: “As Cirandas Culturais de Prendas e seus legados ao longo dos anos”.
Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora cultural e vice-coordenadora da 11ª Região Tradicionalista (RT), Zelide Vargas, e contou com a presença especial da diretora de concursos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e madrinha da 54ª Ciranda Cultural de Prendas, Prescila Bresolin Tisott, da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Isabella Nunes, da 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, Julia Calvi, da 3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, Amanda Bissani Tonial, da 2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Cecília Feil Schmidt, do 2º Peão Estadual Thiago Rodrigues Miranda, o 3º Peão Estadual Luiz Cassol Ferrigo e o 1º Guri Kauan de Melo Zambruski.
Mais de 300 pessoas acompanharam os seminários direcionados, que tem como objetivo compartilhar vivências entre os jovens tradicionalistas que pretendem disputar títulos no Entreveiro de Peões e da Ciranda Cultural de Prendas. Além de peões e prendas das gestões internas da 11ª RT, um grande número de pais, coordenadores culturais, patrões de Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) e integrantes da 25ª RT prestigiaram o encontro.
“Foi maravilhoso! Um evento da Gestão Regional, com apoio da coordenadora, onde tivemos desde a categoria adulta até a infantil e a participação da diretora de concursos do MTG, Prescila Bresolin Tisott, que foi por três vezes integrante de Gestões Estaduais como Prenda Mirim, Juvenil e Adulta. E eu vejo assim, que tudo inicia na entidade. Quando, na entidade, se trabalha a parte cultural, artística, campeira, tudo bem trabalhado na entidade depois ela se estende lá fora. Então, a entidade que consegue ter um bom Departamento Cultural, com certeza, ela vai ter sucesso nos concursos regionais e estaduais. E não vale só para concursos, porque o Departamento Cultural prepara as pessoas para a vida”, destaca a coordenadora cultural e vice-coordenadora da 11ª Região Tradicionalista, Zelide Vargas.
Seguindo a agenda tradicionalista da região, no dia 8 de março, a partir das 13h30, serão realizados dois importantes eventos culturais no CTG Laço Velho, em Bento Gonçalves. De forma simultânea, a “Charla de Peões” e o “Chá das Prendas” prometem movimentar os jovens em mais um grande encontro visando a manutenção da Cultura Gaúcha. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do CTG Laço Velho.
Fonte: Diana Graziela da Silva/Central de Jornalismo Difusora
Fotos: Arquivo pessoal/Zelide Vargas
Mais quatro câmeras de videomonitoramento são instaladas em Bento
10º BPM realiza 191 prisões e apreende 30 kg de drogas em janeiro
Secretaria da Cultura abre inscrições para Banco de Avaliadores