Nesta quarta-feira (29), ocorreu a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente (CIMA) em Bento Gonçalves. O evento foi realizado no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e contou com profissionais que debateram temas, como: mitigação, adaptação e preparação para desastres ambientais, transformação ecológica, justiça climática e governança e educação. A organização foi do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA).
O tema central da conferência foi “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica” e discutiu questões consideradas relevantes e fundamentais no que tange aspectos do enfrentamento das mudanças climáticas.
Ao longo da atividade, foram definidas as propostas e eleitos os delegados que representarão as cidades na Conferência Estadual do Meio Ambiente, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de março de 2025, em Porto Alegre. Dois meses depois, de 6 a 9 de maio, será realizada a Conferência Nacional, em Brasília.
O secretário do Meio Ambiente Volnei Tesser destaca que “foi um evento importante, pois contou com a participação de vários municípios, onde tratamos assuntos importantíssimos para questões ambientais. A cooperação intermunicipal foi indispensável para enfrentarmos os desafios ambientais de forma integrada e eficaz, afinal os impactos ambientais não conhecem fronteiras e exigem soluções conjuntas”.
Ainda conforme o secretário, “foi um momento de ação, e cada proposta e ideia firmada será transformada em resultados concretos para nosso município”.
O CISGA
As atividades operacionais do CISGA iniciaram em 2011, com a realização de cadastros e registros nos diversos órgãos e organização da sua estrutura operacional.
O principal objetivo do CISGA é atuar na gestão associada dos serviços públicos nas diversas áreas de atuação da administração pública. Consoante a este propósito o Consórcio está habilitado a receber recursos através de convênios ou outros instrumento congêneres para a implementação das ações previstas em seu planejamento.
Atualmente o CISGA é constituído pelos seguintes Municípios: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 944.433 habitantes.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Liga de Combate ao Câncer compartilha cuidados para preservar a saúde no Carnaval
Presidente da Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul busca recursos em Brasília
Clube Esportivo apresenta Ale Menezes como técnico para 2025