Empresário e advogado sucede Roberto Cainelli Júnior, que encerra sua presidência
O Bento+20 elegeu o presidente que comandará os trabalhos frente à instituição ao longo de 2025 em assembleia realizada na tarde de 29 de janeiro. O empresário e advogado Roberto Camargo Meggiolaro Junior assumiu a gestão do conselho, voltado a planejar o futuro de Bento Gonçalves, com mandato válido por um ano, e possibilidade de prorrogação por igual período.
Aclamado pelo voto dos representantes das mais de 30 entidades que compõem o Bento+20, Meggiolaro participa ativamente da diretoria do órgão há três anos. Nesse período, foi secretário em duas oportunidades e vice-presidente em 2024, quando Roberto Cainelli Júnior esteve à frente da associação. A vivência no conselho, de forma voluntária, assim como o período em que foi vice-diretor e diretor financeiro do CIC-BG entre 2020 e 2023, revela seu interesse comunitário em ver uma Bento Gonçalves cada vez mais próspera. “Acredito que o conselho pode auxiliar o poder público, através de suas câmaras técnicas a mapear todas as necessidades e potencialidades que precisam ser desenvolvidas em nosso município. O resultado dessa união é buscar o desenvolvimento, pensado coletivamente, otimizando os recursos públicos”, comenta.
É com a força coletiva do órgão, também, que Meggiolaro projeta uma maior participação da sociedade nas pautas que envolvem o Bento+20. Uma de suas metas é colocar o Masterplan, o conjunto de diretrizes a serem implementadas na cidade, em revisão. Muitas das metas estipuladas foram concretizadas, mas outras surgiram ao longo destes quase cinco anos do lançamento do plano. “Precisamos buscar o engajamento da sociedade para que ela participe efetivamente do desenvolvimento da cidade, seja contribuindo com sugestões seja no acompanhamento dos projetos, pois a sociedade bento-gonçalvense tem que conhecer o Bento+20 e o porquê da sua existência”, diz. “Isso permitirá sermos mais assertivos acerca das necessidades e das demandas da população. Outra meta será intensificar a atuação das câmaras técnicas na identificação das forças, das fraquezas, das oportunidades e das ameaças de cada uma delas”.
Parte deste trabalho será facilitado neste ano. O Bento+20 contará com um corpo executivo em 2025, o que significa que ele absorverá várias das demandas em que o órgão está envolvido, com o apoio financeiro das entidades. “Fazer parte deste time, de pessoas fantásticas que investem o seu tempo na melhoria de nossa cidade, é muito gratificante. Nosso trabalho é contínuo, e o desafio é dar seguimento ao que foi planejado, com as devidas revisões. Acredito que este seja o desafio, manter a essência para a qual foi criado o Bento+20, pensando sempre à frente, propondo o futuro hoje”, destaca Meggiolaro.
Na assembleia, também foram anunciados o vice-presidente, Renato Bernardi, e o secretário Leonardo Rosseto. Outra novidade é a contratação de um executivo para trabalhar de forma continuada no conselho: Gabriel Stella foi apresentado como titular do cargo.
Cainelli avalia gestão
Roberto Cainelli Júnior, agora ex-presidente do Bento+20, compactua desse pensamento. Ele acredita que o desafio do conselho está em replanejar as diretrizes frente a um mundo cada vez mais dinâmico e manter a relação de todas as partes envolvidas próximas. “é muito importante tornar cada vez mais conhecido o projeto junto à população, para que ele continue e seja desenvolvido, porque nada é estático em nossa cidade”, observa Cainelli. Ao olhar em retrospectiva para sua gestão, ele diz que os avanços conquistados foram resultado de todas as diretorias desde o início do Bento+20. “Nós seguimos o plano”, diz. Nesse sentindo, o andamento da revitalização do Lago Fasolo e a ampliação do sistema de segurança, bem como o olhar sobre a mobilidade das vias férreas da cidade e do plano das ciclovias, além da ‘blue zones’ – para trazer maior longevidade à população através de hábitos saudáveis – tiveram andamento. “São vários os projetos que eclodiram durante 2024 e vários outros que vêm se desenvolvendo também para 2025”.
Fonte: Exata Comunicação
Crédito das foto: Exata Comunicação, Tiago Garziera
PG
“Corpos em Cena” apresenta mostras gratuitas de teatro em Bento Gonçalves
Secretaria de Cultura realiza repasse da PNAB referente ao Edital Vozes de Bento
Sistema FIERGS e Exército firmam parceria que busca capacitar 10 mil jovens do serviço militar até 2027