A comunidade do Vale do Taquari recebeu, nesta sexta-feira (24/1), duas novas audiências públicas sobre a proposta de concessão de rodovias do Bloco 2, organizada pelo governo do Estado, investimento que levará desenvolvimento para a região. Pela manhã, a discussão ocorreu em Lajeado, no auditório da Universidade do Vale do Taquari (Univates), e, à tarde, foi a vez de Venâncio Aires sediar o encontro, na Câmara Municipal.
As audiências públicas ocorrem durante o período de consulta pública à população, parte do processo de concessão que teve início em 13 de janeiro e seguirá aberta a contribuições por pelo menos 30 dias. Na tarde de quinta-feira (23/1), a comunidade de Passo Fundo recebeu a primeira audiência pública da sequência de sessões e pôde entender as vantagens da concessão das rodovias do Bloco 2.
Mais uma vez, a presença da comunidade local foi percebida em grande número. Prefeitos e vereadores do Vale do Taquari, empresários da região e representantes de entidades locais também estiveram presentes. O chamado Bloco 2 reúne rodovias do Vale do Taquari e do Norte do Rio Grande do Sul, conjunto que foi fortemente atingido pelas enchentes que assolaram o Estado nos últimos dois anos e necessita obras de reconstrução.
A concessão para a iniciativa privada, com duração de 30 anos, prevê investimentos de R$ 6,7 bilhões para a duplicação de 244 quilômetros de rodovias ao longo do Bloco 2, além de melhorias logísticas, construção de postos de atendimento e a criação de um conselho de usuários formado pela comunidade, entre outras melhorias previstas em contrato. Do investimento total, R$ 1,3 bilhão terá como origem o Fundo do Plano Rio Grande, Funrigs.
O secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, que presidiu as sessões em Lajeado e Venâncio Aires, frisou que o investimento em rodovias é imprescindível para o desenvolvimento da capacidade logística da região. “As duplicações são muito importantes para melhorar a integração entre as cidades do Vale e beneficiam a atividade econômica da região. As rodovias gaúchas precisam há muito tempo de um investimento robusto como esse”, afirmou.

A estruturação dos projetos viários leva em conta obras com foco na resiliência, com 16 pontes em cota elevada e acréscimo de camada drenante nas duplicações, localizadas em áreas afetadas pelas inundações. Outras melhorias previstas na concessão são a implementação de 323 quilômetros de acostamentos, 73 quilômetros de marginais e 43 passarelas de pedestres.
Também estão previstos socorro mecânico e médico 24 horas, monitoramento por câmeras e bases de atendimento aos usuários. A modelagem contou com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O governo do Estado recebeu contribuições e questionamentos a respeito dos trechos que compõem o projeto, o cálculo que estipula a tarifa dos pedágios e o estado atual das rodovias da região, entre os temas que foram abordados por meio de manifestações orais e escritas ao longo da audiência. Na sequência da consulta pública, novas rodadas de diálogo com as prefeituras e representantes da comunidade irão ocorrer nas próximas semanas a respeito da proposta de concessão.
Texto: Iuri Müller/Ascom Serg
Edição: Éder Kurz/Secom
Fotos: Iuri Müller/Ascom Serg
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