Daer e IPH UFRGS digitalizaram material sobre o Rio Jacuí produzido há mais de 70 anos
As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 motivaram uma importante recuperação histórica. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) digitalizaram e disponibilizaram estudos hidrológicos do Rio Jacuí realizados há mais de 70 anos.
O material, produzido em 1954 pela empresa francesa Neyrpic a pedido do Daer, inclui dados fundamentais sobre o comportamento do rio. “Ao comparar as medições das enchentes atuais, percebemos a necessidade de informações históricas como referência”, explicam os professores Eduardo Puhl e Ana Luiza Borges, do IPH.
A descoberta do relatório “Rio Jacuí: estudo sobre um modelo reduzido de travessia do delta” levou a uma parceria entre as instituições. A bibliotecária do Daer, Lívia Oliveira Job, destaca que os estudos foram originalmente contratados para o planejamento da travessia sobre o Rio Guaíba, inaugurada em 1958. “A preservação dos documentos originais permitiu que hoje pudéssemos digitalizá-los e disponibilizá-los para pesquisa”, ressalta.
O trabalho conjunto envolveu a Biblioteca do Daer – Eng.º Darcy Gonçalves Teixeira, a Biblioteca do IPH e o Arquivo de Projetos SEP/DGP do Daer. O engenheiro André Pires de Moraes coordenou a digitalização de 30 plantas técnicas que integram o material.

Os documentos foram essenciais para definir estratégias de proteção contra inundações em Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo. As simulações realizadas na época, que consideravam a histórica cheia de 1941, ajudaram a estabelecer a altura dos diques que hoje protegem a capital gaúcha.
“O material representa um excelente exemplo do uso de modelagem física hidráulica para o dimensionamento de obras fluviais”, destacam os professores do IPH. As análises incluem diferentes cenários de vazão do Rio Jacuí e seus efeitos em situações de cheia.
A iniciativa garante a preservação desse acervo histórico e facilita o acesso da comunidade científica a informações cruciais para compreender o comportamento do Rio Jacuí e planejar ações futuras de proteção contra enchentes.
O material está disponível no catálogo da UFGRS, pelo link https://www.ufrgs.br/bibiph/, pesquisando pelo título “TI Rio Jacuí Étude”, e também no catálogo da Biblioteca do Daer, pelo link http://200.198.133.46:8080/biblivre4/, pesquisando por “Rio Jacui”.
Fonte: Imprensa DAER
Foto: Gabhriel Giordani/ACS/Daer
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA