Segundo o parlamentar, a bacia dos rios Taquari e Antas é de fundamental importância para a nossa cidade e para os municípios da região
A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves se inscreveu para concorrer a uma vaga no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari-Antas, para a gestão 2025/2027. O vice-presidente da Casa, vereador Thiago Fabris (PP), foi indicado como representante do Legislativo no pleito.
O Comitê, que abrange uma área de 27 mil quilômetros quadrados e 119 municípios, exerce um papel fundamental como o “parlamento das águas” da bacia. Seu trabalho está relacionado ao gerenciamento e preservação dos recursos hídricos, além de atuar na gestão sustentável do uso da água para diversos fins, como abastecimento público, irrigação, geração de energia e outros.
Das seis vagas abertas nesta categoria, uma será destinada a representantes do Legislativo, e a Câmara de Bento Gonçalves, por meio de seu vice-presidente, almeja contribuir para a preservação e o manejo das águas que abastecem uma das maiores bacias do país em número de cidades.
O vereador Thiago Fabris (Progressistas), indicado pela Câmara, destacou sua expectativa para o pleito, onde afirma que esta é uma oportunidade de poder contribuir para a gestão responsável dos recursos hídricos da nossa região. Segundo o parlamentar, a bacia dos rios Taquari e Antas é de fundamental importância para a nossa cidade e para os municípios da região. “Vamos trabalhar pela realização do desassoreamento dos rios, na manutenção das usinas e na comunicação para prevenir a vida das pessoas em casos de rompimento de barragens. Quero representar Bento Gonçalves nas demandas relacionadas a todos os impactos, tanto positivos quanto negativos, especialmente em relação às usinas. E também vou dar atenção especial à limpeza dos rios Taquari e Antas e suas encostas”, explica.
A Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas é a maior do país em número de cidades, englobando áreas de 27 mil quilômetros quadrados, com 37 municípios diretamente dependentes do Rio Taquari, que se estende por 156,6 quilômetros até sua foz no Rio Jacuí, em Triunfo.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves
Plano Municipal de Redução de Riscos: geólogos iniciam a segunda etapa do trabalho de campo em Bento
Maria Fumaça e Epopeia Italiana pela metade do preço e com parte do ingresso revertido para AIDD
Investimento de R$ 6,7 bilhões vai garantir 244 quilômetros de duplicações em concessão de estradas em duas regiões do Estado