O objetivo do curso foi capacitar os servidores da Casa sobre o uso dos sistemas SAPL e SIGA-DOC, visando otimizar os processos administrativos e ampliar a transparência no trabalho legislativo
Na manhã desta terça-feira, 21, servidores da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves participaram de uma capacitação sobre os sistemas utilizados no Poder Legislativo. O treinamento teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre as ferramentas que facilitam o envio de processos administrativos e a integração dos serviços da Casa.
O foco do curso foi no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e no Processo Administrativo Eletrônico (SIGA-DOC), sistemas que são amplamente utilizados nos gabinetes e salas administrativas da Câmara. A capacitação foi realizada no Plenário Fernando Ferrari e ministrada por Rogério Frá, servidor da área de Tecnologia da Informação (TI) da Câmara.
De acordo com Frá, os dois sistemas possibilitam que grande parte do trabalho da Câmara seja realizado de forma virtual, o que contribui para a eficiência e maior transparência nos atos legislativos. Entre as funções, os sistemas permitem que os cidadãos acompanhem, em tempo real, a tramitação de Projetos de Lei, Decretos Legislativos, Emendas à Lei Orgânica e outras proposições discutidas e votadas pelos vereadores. Também é possível acessar informações sobre a atuação dos parlamentares e os processos administrativos de compras e locações realizados pela Casa Legislativa.
Segundo a direção da Câmara, a capacitação tem o objetivo de integrar os novos servidores ao funcionamento das ferramentas tecnológicas da Casa, garantindo maior agilidade nos processos e facilitando o trabalho dos vereadores ao longo de seus mandatos.
Fonte e fotos: Assessoria Câmara Bento
Aos 94 anos, Cooperativa Vinícola Garibaldi mira na sustentabilidade para escrever seu futuro
Diocese de Caxias do Sul abre inscrições para a Escola de Atualização Litúrgica 2025
Laboratório de Referência Enológica do RS recebe primeiras uvas para a produção de vinhos em 2025