No último final de semana, ocorreu no município o Festival Bento em Vindima, reunindo empreendimentos, artesanato, gastronomia, vinícolas e shows. Pela primeira vez, o evento foi realizado na Praça Achyles Mincarone, no bairro São Bento. Tendo como cenário a beleza da praça que abriga a Igreja em formato de pipa. O evento foi realizado nos dias 17, 18 e 19.
A atmosfera foi marcada pela alegria das festas típicas da vindima, valorizando as raízes italianas da região.
Nas comemorações dos 150 anos da imigração italiana, o festival trouxe um toque especial também com a tradicional pisa da uva, ícone da cultura e símbolo das primeiras vinificações, fortalecendo o elo com nossas origens, destacando a herança cultural e a importância do enoturismo local, valorizando a identidade vitivinícola da região e reafirmando Bento Gonçalves como Capital Brasileira do Vinho e um destino que une tradição e excelência.
O secretário de Cultura e Turismo Evandro Manes Soares salientou que “nós vivemos três dias de ampla programação artística e cultural, com muita música e diversão para toda a comunidade. Além dos grandes shows musicais que animaram a comunidade, os nossos produtores locais também estiveram comercializando seus produtos e mostrando um pouco do trabalho que realizam diariamente. Foram momentos marcantes e muito emocionantes”.
O evento também foi marcado pela diversidade musical, reunindo grupos de dança como Ricordi D´Itália, Fabenballare, Grupo de Dança Infanto-juvenil São Pedro. Além Marco Antônio e banda, Renato Borghetti, Farina Brothers, Thainá e Thairine e Família Azzolini, Rodrigo Soltton e Raggazzi Dei Monti.
Outra atração foi o Bodegão da Fenavinho que reservou um espaço para as partidas de cartas e tradição. Também divulgando a Fenavinho, que ocorre em junho na cidade.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Aos 94 anos, Cooperativa Vinícola Garibaldi mira na sustentabilidade para escrever seu futuro
Diocese de Caxias do Sul abre inscrições para a Escola de Atualização Litúrgica 2025
Laboratório de Referência Enológica do RS recebe primeiras uvas para a produção de vinhos em 2025