As prefeituras de Nova Petrópolis e Picada Café se reuniram com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Porto Alegre, para tratar das obras de recuperação da BR-116. Os trechos entre Nova Petrópolis e Picada Café e entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul enfrentam avarias e desmoronamentos causados por fortes chuvas e enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul nos últimos anos.
Atualmente, o tráfego entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul ocorre em meia-pista, com intervalos de 25 minutos. Já o trecho entre Nova Petrópolis e Picada Café também opera em meia-pista, mas com intervalos de 10 minutos. O DNIT realiza obras emergenciais para normalizar o fluxo nessas regiões, já que os transtornos vêm gerando impactos econômicos e sociais significativos para os municípios.
A reunião contou com a presença do diretor do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, e de comitivas das prefeituras de Nova Petrópolis e Picada Café. Durante o encontro, foi informado que etapas das obras em ambos os trechos serão finalizadas ainda em janeiro, com o reposicionamento das sinaleiras para reduzir os tempos de espera. Um cronograma definitivo para as obras no Estado será apresentado em fevereiro. A previsão do DNIT é de que o sistema de Siga e Pare seja completamente eliminado nas rodovias gaúchas até 2025, com a conclusão total das obras em 2026.
O diretor do DNIT destacou a preocupação com o trecho entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, que já havia recebido contenções em 2016, mas voltou a apresentar movimentações no solo. O órgão realiza monitoramento quase diário e prepara novas intervenções para evitar novos desmoronamentos.
Estiveram presentes na reunião, representando Nova Petrópolis: o prefeito Daniel Carlos Michaelsen, o vice-prefeito Alexandre da Silva, o secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação Cláudio Ricardo Boff e o vereador João Batista. Por Picada Café, participou o prefeito Daniel Rückert. Também marcaram presença o deputado Elton Weber, o presidente do Contur Hortênsias, Daniel José Hillebrand, além de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP).
As obras representam uma expectativa positiva para a retomada econômica e a melhoria da qualidade de vida na região, que depende do restabelecimento pleno do tráfego na BR-116.
Foto: Marco Dieter/Assessoria de Comunicação Picada Café
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril