Acordo visa ampliar oportunidades de negócios e network para indústrias do polo moveleiro de Bento Gonçalves
Desde 2019 os Estados Unidos figuram entre os três principais importadores do polo moveleiro de Bento Gonçalves (RS), formado pelas cidades de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. Em 2024, os EUA transacionaram mais de 11,7 milhões de dólares com as fábricas da região, totalizando 19,1% do total exportado entre janeiro e dezembro. Atento à relevância do mercado norte-americano, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) firmou um acordo de cooperação internacional com a National Kitchen & Bath Association (NKBA) – principal associação comercial do mundo para o setor industrial de cozinhas e banheiros.
Segundo o diretor Internacional do Sindmóveis, Cleberton Ferri, a parceria é estratégica para ambos os lados. “O acordo com a NKBA permite aumentar a geração de negócios e a competitividade das indústrias do polo, com um olhar de cooperação e intercâmbio de informações entre os dois mercados, proporcionando também network e conhecimento”, explica. “As principais marcas de móveis do Brasil estão localizadas aqui, grande parte produzindo itens para cozinha e banheiro, justamente o nicho que a NKBA representa, então essa aproximação com certeza vai trazer bons resultados”, acrescenta.
O presidente global e CEO da NKBA, Bill Darcy, celebra o acordo entre as entidades. “O Sindmóveis é uma das associações comerciais mais proeminentes em toda a América Latina e temos o prazer de recebê-los na iniciativa Global Connect da NKBA como um parceiro de aliança estratégica. A organização contribuirá enormemente para facilitar um diálogo significativo entre entidades empresariais internacionais”, comenta.
As ações entre Sindmóveis e National Kitchen & Bath Association iniciaram em janeiro, com um evento virtual exclusivo para os associados conhecerem o Global Connect – programa que visa facilitar o entendimento entre os mercados norte-americano e brasileiro. Em fevereiro, representantes da NKBA estarão em Bento Gonçalves para conhecer indústrias do polo e visitar a feira Movelsul Brasil, que ocorrerá entre os dias 17 e 20. Os expositores da Movelsul poderão acessar NKBA para networking (interessados devem entrar em contato com Roberta pelo e-mail international@sindmoveis.com.br, ou com Ana Cristina, pelo telefone 51 9 9878 0484).
SOBRE A NKBA
A National Kitchen & Bath Association (NKBA) é a associação comercial sem fins lucrativos proprietária do Kitchen & Bath Industry Show (KBIS), como parte da Design & Construction Week (DCW). Com quase 50.000 membros em todos os segmentos da indústria de cozinhas e banheiros, a NKBA educou e liderou a indústria desde a fundação da associação, em 1963. Sua missão é inspirar, liderar e capacitar empresas do segmento por meio da criação de certificações, distintivos especializados, mercados e redes. O programa de desenvolvimento de negócios internacionais Global Connect da NKBA visa conectar a indústria de cozinhas e banheiros em todo o mundo e oferece recursos importantes para empresas internacionais que desejam explorar maneiras de entrar no mercado norte-americano. Os membros têm acesso a pesquisas de mercado com tópicos como tendências de design, dados econômicos, perspectivas de mercado, relatórios, entre outros.
SOBRE O SINDMÓVEIS
O Sindmóveis foi criado em 1977 para representar as cerca de 300 indústrias localizadas no polo moveleiro de Bento Gonçalves. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor – tendo o fomento à exportação e ao design entre seus pilares. Um trabalho que não se limita à Serra gaúcha, pois projetos como a feira Movelsul Brasil e o Prêmio Salão Design tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.
Fonte: Augusto Vasconcelos | Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação Multimóveis
NRF 2025 aponta para humanização da tecnologia e experiências na loja física
Programa Sesc Mesa Brasil distribuiu mais de 3 mil toneladas de alimentos no RS em 2024
Alimentos e bebidas geram maior impacto na inflação de dezembro