“O primeiro dos sacramentos é o Batismo, e neste Domingo a Igreja celebra a Festa do Batismo do Senhor Jesus. Ele foi pessoalmente até o Jordão para ser batizado por João Batista. Aquele que batizaria com o Espírito Santo aceitou ser batizado com água”
Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Ao iniciarmos um novo ano, geralmente os pais cristãos, entre tantas ocupações, também trazem no coração a preocupação com a formação acadêmica e espiritual dos filhos. Uma sendo ligada à “escola”, a outra à “Igreja”, comunidade de fé.
Na Igreja Católica toda a caminhada passa pela “Iniciação à Vida Cristã”. Alguns pais, nem sempre apoiam ou participam da caminhada de formação espiritual dos filhos, outros apenas buscam o Sacramento do Batismo para os filhos, mas depois os relegam à própria sorte na formação espiritual e na inserção na vida da comunidade de fé.
O teólogo Bruno Forte, no seu livro “Breve introdução aos sacramentos”, define como iniciação cristã “esse caminho de experiência progressiva do mistério de Cristo, dividido por etapas, que alimentam e celebram a fé”. Portanto, o objetivo da Iniciação à Vida Cristã é levar a pessoa a percorrer um caminho de encontro com Jesus Cristo.
Neste caminho, através dos sacramentos, “a carne é lavada, para que a alma seja purificada; a carne é ungida, para que a alma seja fortificada; a carne é sombreada pela imposição da mão, para que a alma seja iluminada pelo Espírito; a carne é alimentada pelo corpo e pelo sangue de Cristo, para que a alma seja saciada de Deus” (Tertuliano, De resurrectione, 8).
O primeiro dos sacramentos é o Batismo, e neste Domingo a Igreja celebra a Festa do Batismo do Senhor Jesus. Ele foi pessoalmente até o Rio Jordão para ser batizado por João Batista. Aquele que batizaria com o Espírito Santo aceitou ser batizado com água, por aquele que não se achava digno nem de desamarrar as suas sandálias. Creio que é uma oportunidade para refletirmos sobre como estamos vivendo o nosso Batismo. É uma reflexão necessária, porque ser cristão é viver o Batismo, e não compreendemos o nosso Batismo sem compreender previamente o mistério de Cristo.
O batismo com a água, em nome da Trindade, é um ato querido pelo Senhor, para dar início à existência da nova criatura. Essa vida nova nasce da participação na morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, tornada presente no batismo, mediante o sinal da água. Pelo batismo, fomos sepultados com Ele na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dos mortos pela ação gloriosa do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.
O batismo, além de ser um mistério e o sacramento do encontro com Deus Pai e com o Filho, Jesus Cristo, enquanto participação na sua morte e ressurreição, é também sacramento da ação do Espírito Santo. No Espírito, o batizado é configurado ao Filho Jesus Cristo, na plenitude do seu mistério: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo” (Rm 8,9). Queremos juntos como Igreja, povo de Deus, nos aproximar do Senhor Jesus, caminho verdade e vida que nos conduz ao Pai.
+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul
Guarda Civil Municipal prende condutor sem CNH por embriaguez ao volante no bairro Santa Marta
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,5 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,9 mil
Mega-Sena pode pagar R$ 16 milhões neste sábado