A gaúcha Inah Canabarro Lucas foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, segundo o site LongeviQuest, organização especializada no monitoramento e mapeamento de supercentenários ao redor do planeta. Inah nasceu em 8 de junho de 1908, na cidade de São Francisco de Assis, na Região Central do Rio Grande do Sul, e atualmente tem 116 anos.
Até 29 de dezembro de 2024, o título pertencia à japonesa Tomiko Itooka, que faleceu aos 116 anos. O anúncio da nova detentora do recorde foi feito neste sábado, dia 4, pela prefeitura de Ashiya, cidade onde Tomiko residia.
Inah vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, e aprecia sua rotina. No Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro de 2024, demonstrou bom humor ao ser questionada sobre sua idade: “Poucos anos. 116”.
De acordo com sua biografia no site LongeviQuest, Inah teve seis irmãos e ingressou na vida religiosa aos 16 anos, no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Posteriormente, mudou-se para Montevidéu, no Uruguai, onde fez seus votos religiosos em 27 de dezembro de 1928, tornando-se freira. Dois anos depois, retornou ao Brasil para ensinar português e matemática em uma escola no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. No início dos anos 1940, voltou a Santana do Livramento, onde continuou lecionando.
Em 2018, por ocasião de seu 110º aniversário, Inah recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco, acompanhada de um certificado que ela exibe com orgulho no local onde vive atualmente.
Foto: Carlos Macedo/ LongeviQuest/Divulgação
Secretaria de Desenvolvimento Econômico debate estruturação das ações do Plano de Desenvolvimento do RS
Governo do Estado repassa R$ 26,5 milhões para municípios atingidos pelas enchentes de 2024
Bento: inscrições abertas para o curso de capacitação no novo Sistema Módulo Fiscal e Nota Fiscal de Serviço Eletrônica