A partir de segunda (6/1) a tendência é pela estabilidade no tempo
A previsão até o primeiro final de semana de 2025 indica mudanças nas condições do tempo, com retorno das chuvas irregulares seguidas pelo tempo firme. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 1/2025, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sexta-feira (3/01): com o deslocamento do ciclone extratropical do dia anterior em direção ao oceano, áreas sobre as regiões Sul, Campanha e Metropolitana estarão sujeitas à ocorrência de nevoeiro ou precipitação de intensidade fraca. O tempo deverá permanecer pouco instável em todas as regiões com céu parcialmente nublado e temperaturas contrastando entre a metade sul, onde espera-se temperaturas mais amenas, e a metade norte, onde as temperaturas seguirão elevadas.
Sábado (4/01) e domingo (5/01): com a aproximação do anticiclone migratório sobre o Rio Grande do Sul, o tempo deverá se estabilizar gradualmente onde condições de céu claro, sol entre nuvens e temperaturas mais amenas em relação aos dias anteriores poderão ser observadas.
A tendência para os próximos dias sobre o Rio Grande do Sul será marcada pela permanência da estabilidade no tempo, alternando para condições pouco instáveis.
Segunda-feira (6/01) e terça-feira (7/01): a mesma configuração atmosférica observada no final de semana se repetirá à medida que o anticiclone migratório se deslocar em direção ao oceano. Vale ressaltar que, durante o período em questão, haverá a possibilidade para a ocorrência de nevoeiro sobre as regiões Sul, Campanha e Metropolitana, bem como ao longo da Laguna dos Patos e Lagoa Mirim. O tempo deverá ser estável marcado pelo céu claro e poucas nuvens com temperaturas amenas no decorrer dos respectivos dias.
Quarta-feira (8/01): um cavado (área alongada de baixa pressão) entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul se formará, elevando as temperaturas e instabilizando as condições do tempo de maneira gradual. Por esse motivo, haverá condições para ocorrência de precipitação de intensidade fraca principalmente na metade norte do estado.
Os prognósticos para os próximos sete dias indicam chuvas irregulares por todo o estado, com acumulados de baixos volumes, ocorrendo principalmente entre o norte e o nordeste do Rio Grande do Sul. As precipitações mais relevantes devem ser observadas no Alto Uruguai e nas regiões da Serra e dos Campos de Cima da Serra, com acumulados variando entre 10 mm e 30 mm. No Litoral, na Região Metropolitana, nos Vales, nas áreas centrais, em partes da Campanha e na Fronteira Oeste, também são previstas chuvas, com volumes inferiores, variando entre 1 mm e podendo chegar a 20 mm.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social | Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Saiba quem terá prazo prorrogado para fazer a Carteira Nacional de Habilitação
Acesso asfáltico a Ametista do Sul avança com investimento de R$ 25,67 milhões
Hospital Tacchini Carlos Barbosa recebe apresentação de Terno de Reis