Varejo perde dias de venda e, consequentemente, faturamento para os negócios
Ao contrário do registrado em 2024, o ano de 2025 terá um calendário de feriados mais movimentado, o que tem colocado o setor do comércio em estado de atenção. Embora o número de pausas em dias úteis sejam os mesmos seis de 2024, cinco deles tendem a se transformarem em feriados prolongados, já que ocorrem em datas próximas ao final de semana. Essa conta ainda pode ser maior: além das datas instituídas pelo governo federal, existem os feriados municipais, estaduais e datas facultativas, como o Carnaval.
Em 2024, apenas dois viraram feriadões. E, no caso do RS, três, por conta do 20 de setembro. Embora alguns setores, como o de turismo e de eventos, se beneficiem com os feriados prolongados, pequenos comércios podem ser os mais prejudicados. O presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner, destaca que, diante de tais situações, um bom planejamento pode ajudar a mitigar os impactos.
“Analisar quantos feriados haverá no ano e entender o impacto que eles trazem para cada negócio é fundamental, por isso, eles devem estar incluídos no planejamento estratégico. Uma escala de trabalho flexível, possíveis compensações e, respeitando os acordos coletivos de cada categoria, analisar feriados a serem ou não trabalhados, são formas de enfrentar os custos operacionais e a queda nas vendas no período”, comenta.
Pioner ressalta que o ideal é haver equilíbrio, de modo que descanso e produção/consumo se harmonizem, uma vez que os feriados movimentam importantes segmentos econômicos. “O turismo se beneficia, bem como os negócios nas localidades com essa vocação. Entretanto, de forma geral, o varejo registra perdas. Com lojas fechadas, não há faturamento, mesmo que as despesas sigam correndo, sobretudo com pessoal”, constata. Atualmente, está em vigência no país, pelo menos até o dia 1º de janeiro de 2025, uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego que limita o trabalho aos feriados no comércio.
Em abril do próximo ano, por exemplo, os dois feriados nacionais do mês, o da Paixão de Cristo e o de Tiradentes, ocorrerão numa sexta-feira (18) e numa segunda-feira (21), o que já configura um feriadão de quatro dias. Outra situação similar se dará em maio e em novembro – mês que concentra o maior número de feriados, com três datas. O Dia do Trabalho, em 1º de maio, o da Consciência Negra, em 20 de novembro, e o Natal, em 25 de dezembro, caem numa quinta-feira e podem acarretar em mais dias de folga. Além desses, o feriado de Ano-Novo também será em dia útil, no caso uma quarta-feira. Todos os demais, incluindo importantes datas como o Dia da Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro), ocorrerão nos finais de semana.
Em 2024, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou que, por conta dos feriados nacionais, o prejuízo foi de R$ 27,99 bilhões. Com mais feriados em 2025, a tendência é de que as perdas sejam maiores.
Janeiro
1º de janeiro – Quarta-feira – Ano-Novo
Março
3, 4 e 5 de março – Segunda, terça e quarta-feiras – Carnaval 2025 (ponto facultativo; no dia 5, até 14h)
Abril
18 de abril – Sexta-feira – Sexta-feira Santa
20 de abril – Domingo – Páscoa
21 de abril – Segunda-feira – Tiradentes
Maio
1º de maio – Quinta-feira – Dia do Trabalhador
Junho
19 de junho – Quinta-feira – Corpus Christi 2025
Setembro
7 de setembro – Domingo – Independência do Brasil
20 de Setembro – Sábado – Dia do Gaúcho (feriado estadual)
Outubro
12 de outubro – Domingo – Nossa Sra. Aparecida
Novembro
2 de novembro – Domingo – Finados
15 de novembro – Sábado – Proclamação da República
20 de novembro – Quinta-feira – Dia de Zumbi e da Consciência Negra
Dezembro
24 de dezembro – Quarta-feira – Véspera de Natal (ponto facultativo após 14h)
25 de dezembro – Quinta-feira – Natal
31 de dezembro – Quarta-feira – Véspera do Ano-Novo 2026 (ponto facultativo após 14h)
Legenda: Comércio será impactado por agenda de feriados com possibilidade de prolongamento em 2025
Crédito: Ramiro Sanchez
Viviane Somacal
Exata Comunicação e Eventos
Secretaria de Desenvolvimento Econômico debate estruturação das ações do Plano de Desenvolvimento do RS
Governo do Estado repassa R$ 26,5 milhões para municípios atingidos pelas enchentes de 2024
Bento: inscrições abertas para o curso de capacitação no novo Sistema Módulo Fiscal e Nota Fiscal de Serviço Eletrônica