Evento ocorreu no dia 14 de dezembro, nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi a primeira que vez que alunos da rede pública de ensino participou
No dia 14 de setembro, pela primeira vez, estudantes de Bento Gonçalves participaram do evento, onde 12 alunos estiveram nas dependências da Faculdade de Educação da UFRGS para realizar as provas da Etapa Regional da Grande Porto Alegre. A turma foi acompanhada pelos assessores pedagógicos da Secretaria de Educação, Luís César Minozzo e Rafael Zanovelo Perin.
O aluno Murilo faz uma comparação das provas entre as Olimpíadas da área que já fez; ele já conquistou premiações na OBMEP. “A prova era muito difícil. Era mais difícil que a OBMEP, porém mais fácil que a OBM. Ela era bastante teórica, diferente da OBMEP, que promove o raciocínio lógico. Acho que a participação nas Olimpíadas é muito bom e uma ótima oportunidade. Com essa prova aprendi algumas estratégias para resolução de problemas e me sinto feliz sabendo que consegui ser premiado numa olimpíada difícil como esta”.
Ainda, Pedro reflete sobre o percurso realizado e ter conquistado as honrarias.
“É uma sensação de realização e felicidade muito grande ganhar essas medalhas, por provar para mim mesmo que eu consigo e por mostrar a outros que sonham com essas medalhas no nosso município que é possível. Acho que as premiações que eu, o Murilo e o João ganhamos mostram que com esforço podemos alcançar muitas coisas e servem de exemplo para quem quer conquistar muitas coisas na vida, seja em olimpíadas de matemática ou em qualquer outra coisa. Nós também erramos antes de conseguir essas medalhas, mas não desistimos e continuamos nos esforçando; por isso, são tão importantes para nós”, ressalta.
Segundo o assessor pedagógico da SMED, o professor de Matemática Rafael Zanovelo Perin, “a premiação é um reconhecimento do esforço e estudo dos estudantes, mostrando que as atividades desenvolvidas em fomento às Olimpíadas de conhecimento foram exitosas neste ano. A ORM tem um grau de dificuldade superior ao da OBMEP, porque exige um pouco mais de conhecimento matemático e capacidade de generalização, e mesmo assim na primeira oportunidade, conquistamos prêmios. Nós temos muito orgulho dos nossos alunos!”.
A Olimpíada Regional de Matemática da Grande Porto Alegre acontece desde o ano de 2002 e serve como seletiva para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
Premiações:
Murilo Gandini Passarin – Medalha de Bronze, nível 2.
Pedro Henrique Lorenzetti- Medalha de Bronze, nível 2.
João Augusto Zortea – Menção Honrosa, nível 3.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura de Bento Gonçalves
Lote complementar do Aluguel Social e da Estadia Solidária beneficia famílias de 40 municípios
SEC-BG encerra 2024 com foco na diversidade
Encerradas as avaliações do 26º Prêmio Salão Design