Bento: formatura marca o encerramento do projeto “Pequenos Agentes em Ação”

Evento promovido pela EMI Mamãe Coruja contemplou alunos do Maternal II

Neste sábado (14), ocorreu nas dependências do Salão da Comunidade do São Roque, a formatura do projeto da EMI Mamãe Coruja “Pequenos Agentes em Ação”, visando promover vivências sobre as boas práticas no trânsito. De maio a novembro, os 17 alunos do Maternal II tiveram aulas quinzenais ministradas pelos agentes Luciane Soccol e Rafael Faccin, do Departamento Municipal de Trânsito.

Dessa forma, o educandário expressa um compromisso com a vida e com a cidadania ao exercer o projeto para o bem-estar da comunidade, onde os pequenos vão ser detentores de conhecimentos permanentes, pois o trânsito faz parte da organização operacional do cotidiano.

O projeto “Pequenos Agentes em Trânsito” cria um elo de normas e regras essenciais para o ensino-aprendizado, demonstrando a sua necessidade e urgência para o respeito e os deveres que precisam ser colocados em prática diariamente, pois muitos exercem os papéis de motorista e pedestre, de saber ler as placas de trânsito, de um semáforo, de todo um aparato utilizado nessa realidade. É criar uma consciência para o coletivo.

A mãe da pequena Ana Clara, Laís Zonta, expressa sobre como esse ensino pode fazer a diferença. “Ela se tornou uma criança mais independente, que gosta de ajudar os outros. Ela saiu de uma ‘bolha’ de criança para um mini-adulto. Parece que ela entende todos os afazeres do dia e participa das tarefas, já consegue lidar com os problemas do trânsito, já está ciente de quando tem que pisar na faixa, que o carro tem que parar para o pedestre poder passar. Esse conhecimento já fez bastante diferença”.

A Agente de Trânsito Luciane Soccol comenta sobre como foi o percurso realizado desde maio. “Foi bastante desafiador. As crianças aceitaram o projeto de maneira muito agradável, sendo muito recompensador. Trabalhamos conforme a faixa etária, de forma lúdica, para que eles vivenciem os comportamentos seguros como a questão da faixa de segurança, de estar com um adulto quando sair de casa, a utilização da calçada de forma correta, e outras normas de circulação e conduta sempre pensando no trânsito seguro”.

A diretora da EMI Mamãe Coruja, Eridiane Aparecida, destaca sobre como a formatura espelha o comprometimento de práticas para a vida. “A expectativa do trabalho que tínhamos no início do ano e se concretizou agora com muitas experiências, muito trabalho lúdico envolvido, e com a certeza de que as nossas crianças estão saindo com um conhecimento ampliado sobre o que é uma educação para o trânsito. Não só na escola, mas que leve para a vida, para as famílias. É um êxito daquilo tudo que planejamos”.

 

error: Conteúdo Protegido