“Até Que a Música Pare”, premiado em gramado, será exibido no dia 19 de dezembro, na Casa das Artes

Sessão de cinema inicia às 19h, e contará com a presença da atriz Cibele Tedesco e das mediadoras Lily Ferrari e Cristine Tedesco

Na próxima quinta-feira (19), a partir das 19h, a Fundação Casa das Artes sedia a exibição do premiado filme “Até que a música pare”, da diretora Cristiane Oliveira. Após a sessão vai haver uma bate-papo com a atriz Cibele Tedesco, que ganhou o Kikito no Festival de Gramado neste ano, e com mediadoras como a Arteterapeuta, Lily Ferrari, e a Doutora em História e produtora cultural, Cristine Tedesco. O evento conta com o apoio da Biblioteca Pública Castro Alves e do Museu do Imigrante.

“Até que a Música Pare”, terceiro longa-metragem de Cristiane Oliveira, diretora e roteirista dos premiados “A Primeira Morte de Joana” e “Mulher do Pai”, estreou nos cinemas do Brasil no dia 3 de outubro. O filme é uma coprodução entre Brasil e Itália, realizado pelas produtoras Okna Produções e Solaria Film. Com distribuição pela Pandora Filmes, a obra conta ainda com a agente de vendas internacionais Patra Spanou Film.

Ao centro da trama estão Alfredo e Chiara, casados há mais de 50 anos, que viajam pelas estradas da Serra Gaúcha. Depois que o último filho sai de casa, Chiara tem que encarar a solidão e a lembrança de um filho falecido, então decide acompanhar o marido em suas viagens como vendedor pelos botecos da serra. Juntos, eles reencontram suas raízes e a si mesmos.

Grande parte do filme é falado em Talian, língua brasileira surgida da mistura do Português com as línguas dos imigrantes que vieram do Norte da Itália para o Brasil no século dezenove. Trazendo para a tela as paisagens da Serra Gaúcha e incorporando ao roteiro a cultura italiana local, ATÉ QUE A MÚSICA PARE foi filmado nas cidades de Antônio Prado, Nova Bassano, Nova Roma do Sul e Veranópolis. Além disso, os protagonistas Cibele Tedesco e Hugo Lorensatti também são da região e integram o renomado grupo teatral Miseri Coloni, de Caxias do Sul (RS).

Em sua equipe artística, o longa conta com Julia Zakia (“O Aborto dos Outros”), na direção de fotografia; Adriana Nascimento Borba (“Mulher do Pai”) assina a direção de arte; e a montagem é de Tula Anagnostopoulos, premiada em Gramado por “A Primeira Morte de Joana”. Além de Cibele Tedesco e Hugo Lorensatti, o elenco do longa inclui Elisa Volpatto (“Bom dia, Verônica”) , o ator italiano Nicolas Vaporidis (“Todo o Dinheiro do Mundo”), e os reconhecidos atores locais Teti Tedesco, Tamara Zanotto Padilha e Jonas Piccoli.

A sua primeira exibição no Brasil aconteceu na mostra competitiva da Première Brasil do 25° Festival do Rio. A estreia internacional foi em janeiro de 2024, no 39° Santa Barbara International Film Festival, considerado um dos maiores festivais dos Estados Unidos. De lá para cá, a trajetória em festivais evoluiu, com destaque para o Prêmio de Melhor Direção no 42º Bergamo Film Meeting – International Film Festival, na Itália. Recentemente, o título foi premiado no 52º Festival de Cinema de Gramado dentro da Mostra de Longas Gaúchos, com os prêmios de Melhor Atriz, para a protagonista Cibele Tedesco, e Melhor Direção de Arte, para a diretora de arte Adriana Borba, além de prêmio para melhores Efeitos Sonoros na Bienal Internacional de Cinema Sonoro.

O filme conta com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE e com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA administrados pelo BRDE. Recebeu ainda o apoio do FUNDO DE VOLTA AOS SETS gerido pelo SHOW ME THE FUND. Vencedor do prêmio para projetos com potencial de coprodução Brasil-Itália (ANCINE-DGC), o filme participou dos laboratórios When East Meets West (Trieste-Itália), Berlinale Talents Script Station e Eave on Demand.

Sinopse: Depois que o último filho sai de casa, Chiara, matriarca de uma família descendente de italianos, decide acompanhar o marido em suas viagens como vendedor pelos botecos da Serra Gaúcha. Uma tartaruga e baralhos de carta colocarão à prova mais de 50 anos de vida a dois.

Ficha técnica:

ROTEIRO e DIREÇÃO: Cristiane Oliveira

PRODUÇÃO: Aletéia Selonk, Emanuele Nespeca e Cristiane Oliveira

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Graziella Ferst e Gina O’Donnell

CORROTEIRISTA: Gustavo Galvão

PRODUÇÃO ASSOCIADA: Gustavo Galvão e Nicolas Vaporidis

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Pamella Moreira

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Julia Zakia

DIREÇÃO DE ARTE E FIGURINO: Adriana Nascimento Borba

TÉCNICOS DE SOM: Augusto Stern e Fernando Efrón

MONTAGEM: Tula Anagnostopoulos

ELENCO: Cibele Tedesco, Hugo Lorensatti, Nicolas Vaporidis, Elisa Volpatto, Teti Tedesco, Tamara Zanotto, Jonas Piccoli, Cleri Pelizza, Magali Quadros, Valderez Formigheri, Edu Segabinazzi, Guilherme Rachel, Alexandre Lazzari, Luiza Helena Dias, Lucas Nunes.

error: Conteúdo Protegido