Espaço contempla mais 11 salas de aula e 02 laboratórios
Foi inaugurada nesta quinta-feira (12) a ampliação da EMEM Alfredo Aveline. A entrega do prédio faz parte de um planejamento para atender às demandas da comunidade. A nova ampliação compreende um prédio com subsolo com 02 laboratórios, auditório e sanitários; no pavimento térreo, hall de entrada, secretaria, 05 salas de aula e sanitários; e no segundo pavimento, 06 salas de aula e sanitários.
Atualmente, estudam na EMEM Alfredo Aveline 970 alunos, estima-se que o número de estudantes chegue a 1300. Atualmente, o educandário possui 110 funcionários (professores, merendeiras, equipe diretiva, entre outros cargos) e passará para cerca de 150. Para o diretor Márcio Pilotti a ampliação representa “um presente para a comunidade do Borgo e região. A escola vem crescendo constantemente. De um bloco para atender os alunos, hoje temos quatro blocos, com ginásio. O bloco novo acompanhei na íntegra, pois as obras iniciaram na minha gestão. É um avanço muito grande que a Prefeitura investiu”, ressalta.
A secretária de Educação, Adriane Zorzi, destaca que as obras integram os investimentos da educação na qualificação dos espaços públicos. “A ampliação da escola, muito mais do que um desejo da comunidade, é um anseio da Prefeitura em poder atender os alunos do zoneamento. Por isso, é um momento de emoção e alegria. Um prédio que será ocupado gradualmente, com mais qualidade de vida para a comunidade e para os alunos. Uma escola que já é referência”.
O vereador Eduardo Pompermayer, representando a Câmara de Vereadores, ressaltou que “celebrar essa obra também é coroar e valorizar o excelente trabalho aqui feito pelos profissionais da rede Municipal. Parabéns pela obra”, disse.
A Coordenadora da 16ª Coordenadoria Regional de Educação, Iraci Luchese Vasques, destacou a emoção de ver o espaço ampliado. “Uma escola referência em Bento Gonçalves, que precisava dessa ampliação, desse carinho. Comunidade Alfredo Aveline parabéns, utilizem bem esse espaço maravilhoso”.
Em seu pronunciamento, o Deputado Estadual Guilherme Pasin salientou a importância do espaço. “Vou me somar neste aplauso. A educação de Bento Gonçalves sempre foi uma realidade e com indicadores que se diferenciam de qualquer outro município. A rede municipal sempre esteve muito pareada com a rede privada. O Alfredo Aveline se destaca nos indicadores de qualidade educacional e isso se deve a uma soma de questões: qualidade profissional, comunidade escolar e uma gestão comprometida. Por isso, meu aplauso”.
O Governo Municipal realizou nos últimos anos a entrega das escolas Municipais Infantis Jauri Peixoto, no Zatt, Simone Dalla Costa Lemos, no Fátima, Caminhos do Aprender, na Planalto, Irmã Angelita, no São Roque, ampliou a Félix Faccenda, a Primeiros Passos e tantas outras obras. “Essa obra é uma sequência do trabalho, um projeto que foi aprimorado e agora sai do papel. Agradeço aos pais, professores e alunos, que estiveram juntos neste processo de construção da obra. Isso é qualificação do ensino público, aqui temos 10% dos alunos da rede municipal. Uma escola que tem autonomia financeira, material padronizado, merenda de qualidade e profissionais incríveis”, disse o Prefeito.
O espaço já começa a ser ocupado no próximo período letivo.
Pequeno histórico da EMEM Alfredo Aveline
Os idos de 1942 trazem à memória um prédio de madeira, com uma única sala contendo classes e bancos de madeira e sem banheiro, localizada ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo. A 13ª Aula Municipal Campos Sales tinha o objetivo de atender a zona rural do município, e com o passar do tempo, foi crescendo junto com a expansão demográfica e urbana, precisando expandir sua estrutura física de acordo com as demandas. Em 1961, então denominada Escola Alfredo Aveline, como é conhecida hoje, foi ampliada, funcionando em outro prédio com duas salas de aula, ao lado da mesma igreja. Em 1978, é transferida para a atual localização na Rua Fiorelo Bertuol, 1053, bairro Borgo, com oito salas de aula, secretaria e banheiros.
Ao longo dos anos, ganhou diversas melhorias em sua estrutura, como construção de quadra de esportes, escadaria de acesso, laboratório e em 1989 prédio de três andares com 12 salas de aula para a implementação do 2º grau. Em 1992, é denominada Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, e chega, em 2024, com 82 anos de serviços educacionais prestados à comunidade e com novidades, sendo a segunda escola mais antiga em funcionamento no município.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco e José M. Estefanon
No Lar do Ancião, Papai Noel entrega presentes da campanha “Adote um Bom Velhinho”
Morre, aos 97 anos, o ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares
Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Denis Debiasi, morre em acidente com trator.