Aproximadamente 2 mil estudantes participaram das provas, sendo que 33 conquistaram a medalha de ouro, 102 de prata e 170 de bronze
A rede municipal de ensino do município obteve excelentes resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em 2024, a olimpíada foi realizada, em todo o país, para mais de 4,4 milhões de estudantes. Na rede pública de ensino, aproximadamente 1700 estudantes participaram das provas da OBMEP Mirim. A oportunidade visa proporcionar aos estudantes a vivência olímpica para alunos de 2º ao 5º anos.
Na primeira edição da prova, em 2022, apenas as EMEF’s Prof. Vânia Medeiros Mincarone e Ernesto Dorneles participaram da prova. Agora, em 2024, 17 escolas aderiram a prova. A Olimpíada é dividida em duas fases, sendo a primeira relacionada a etapa classificatória, enquanto que na segunda ocorre a premiação com medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
A prova tem duas etapas com 15 questões objetivas, contemplando conteúdos de Matemática em conjunto com lógica e raciocínio, estimulando os alunos a desenvolverem estratégias para a resolução de problemas.
A professora Vanda Maria Theves, dos Anos Iniciais da EMEF Félix Faccenda, fala sobre a aplicação da prova neste ano. “Os alunos demonstraram muito entusiasmo e curiosidade com essa nova proposta. A prova foi aplicada pela equipe diretiva e os resultados foram muito positivos. Não uma matemática com apenas montar cálculos, mas com o desenvolvimento de novas estratégias. O que chamou a minha atenção é que os alunos falavam durante a premiação que ‘a minha família vai ter muito orgulho de mim’”.
O aluno Arthur Emmert dos Santos, do 2º ano da EMEF Félix Faccenda, expressa seu sentimento de participado. “Gostei muito de ter participado da OBMEP e quando soube que passei para a segunda etapa, fiquei ansioso. Quando soube que ganhei a Medalha de Ouro, fiquei muito feliz”.
A diretora da EMEF Ernesto Dorneles, Cristine Paese Alves, fala sobre de como o educandário se preparou para as provas, no terceiro ano de aplicação.
“A Escola Ernesto Dorneles tem orgulho de ter participado de todas as edições da OBMEP Mirim com alunos do Ensino Fundamental I, do 2º ao 5º ano. O objetivo principal de participar é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que desperte o interesse e a curiosidade dos estudantes para essa vivência. Durante todo o ano são realizadas atividades de cunho lúdico e pedagógico para estimular o raciocínio lógico-matemático e a OBMEP Mirim é uma forma de avaliar e repensar o que está sendo desenvolvido na escola em busca do aprimoramento e da excelência no aprendizado de nossos alunos.”
Confira os números da OBMEP Mirim:
Estudantes participantes da primeira fase: 1945
Estudantes participantes da segunda fase: 400
Estudantes com medalhas de ouro: 39
Estudantes com medalhas de prata: 102
Estudantes com medalhas de bronze: 170
Fotos: Divulgação/SMED
Iniciativa conecta especificadores a empresas em busca de oportunidades e fortalecimento coletivo
Universidade de Caxias do Sul realiza vestibular presencial no dia 8 de dezembro
Festival de Cinema Italiano segue até o dia 8 de dezembro na Fundação Casa das Artes, em Bento