Pauta foi “Transformando o futuro da sustentabilidade” e trouxe propostas para que podem se tornar uma startup
Nesta terça-feira (26), os alunos dos 8º e 9º anos da EMEF Anselmo Luigi Piccoli, localizada no bairro Cohab, em Bento Gonçalves, participaram de uma reunião para apresentar projetos no Inova Bento, tendo como pauta “Transformando o futuro da sustentabilidade”. Os projetos foram apresentados na Feira de Inovação do educandário, ocorrida em 19 de outubro, e chamaram a atenção por promover a busca de soluções sustentáveis para as demandas da sociedade.
Na ocasião estiveram presentes a Secretária de Educação Adriane Zorzi, a coordenadora da SMED, Adriana Razia, o assessor pedagógico da SMED e professor de Robótica da EMEF Anselmo, Luís César Minozzo, a supervisora pedagógica da EMEF Anselmo Rogéria Cardoso, professora de Matemática da EMEF Anselmo, Fernanda Nardini, e representantes do Inova Bento como Roberto Carraro, Márcio Chiaromonte, Vinícius Piva, o presidente do CIC, Carlos Lazzari, presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, entre outros.
Melhorar a vida em sociedade, quais são os problemas que Bento Gonçalves tem e quais soluções expressa a criação de produtos que podem se tornar uma startup e o projeto apresentado, de colaboração interativa que incentiva a conscientização ecológica, tem como foco ampliar a atuação das pessoas para o recolhimento de eletrônicos como pilhas, celulares, baterias, computadores. Baseado na Nota Fiscal Gaúcha, os alunos criaram um aplicativo, onde a pessoa se cadastra, acumula pontos e concorre a prêmios por sua atuação em prol do meio ambiente.
Andrieli Forlin fala de como a ideia surgiu. “Tudo começou quando fui para Garibaldi e tinha um modelo que mostrava o descarte dos eletrônicos. Trouxe a ideia para esse projeto e pensamos em trazer algo inovador como um aplicativo. Ter apresentado hoje foi gratificante. Os nossos professores nos incentivaram e ficamos muito ansiosos e felizes. Foi muito positivo mostrar no Inova Bento”.
A professora Fernanda Nardini comenta sobre a oportunidade de mostrar o projeto além dos muros da escola. “A ideia foi deles mesmo, pois gostariam de aprimorar, de ver da possibilidade de comercializar o produto, com visão empreendedora, se inserindo no mercado de trabalho”
Luís César Minozzo destaca sobre o caráter plural de conhecimentos do projeto e sua viabilidade. “Pensando no pedagógico da escola, é ali que vamos ter a transdisciplinaridade como matemática, programação, a escrita como o Diário de Bordo onde consta todo o processo de criação do projeto, Ciências, Robótica, História, Geografia, localização desses ecopontos dento do município para o descarte. É algo que vai melhorar a vida da cidade”.
Para Roberto Carraro, do Inova Bento, a oportunidade de conhecer o projeto abriu um intercâmbio de ideias, um diálogo entre mentes criativas. “Para nós é uma satisfação receber os alunos da EMEF Anselmo e ver a grande potencialidade que esses jovens têm, a preocupação com o meio ambiente. Ficamos felizes, pois queremos incentivaE e fomentar cadava vez mais nossos jovens, sejam eles do município, do estado ou de particulares, com alunos com muita capacidade. Fazendo com que eles visualizem as oportunidades para o bem comum. A ideia é que realmente vá para a ação e tenha resultados”.
A Secretária de Educação expressa sua satisfação de ver o empenho e dedicação dos alunos de serem reconhecidos. “O Inova Bento abre portas para pessoas empreendedoras, de estar aberto ao novo, à inovação, e formando cidadãos preparados para o futuro. Esses alunos tiveram a oportunidade de mostrar que com os conteúdos da escola estão trazendo melhorias e invocação para a comunidade de Bento Gonçalves.
Além do projeto mencionado, também foram apresentados outros três que tinham como foco a saúde mental dos adolescentes, mobilidade urbana e especulação imobiliária. Ainda, a advogada Maila Conte explanou sobre sua startup Hi!Mundo que é sobre a rastreabilidade de embalagens pós-consumo. Ela compartilhou sua experiência de vida e de como conseguiu chegar a concretização de um benefício para uma realidade mais cônscia de seus deveres para com o meio ambiente.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa