Pauta foi “Transformando o futuro da sustentabilidade” e trouxe propostas para que podem se tornar uma startup
Nesta terça-feira (26), os alunos dos 8º e 9º anos da EMEF Anselmo Luigi Piccoli, localizada no bairro Cohab, em Bento Gonçalves, participaram de uma reunião para apresentar projetos no Inova Bento, tendo como pauta “Transformando o futuro da sustentabilidade”. Os projetos foram apresentados na Feira de Inovação do educandário, ocorrida em 19 de outubro, e chamaram a atenção por promover a busca de soluções sustentáveis para as demandas da sociedade.
Na ocasião estiveram presentes a Secretária de Educação Adriane Zorzi, a coordenadora da SMED, Adriana Razia, o assessor pedagógico da SMED e professor de Robótica da EMEF Anselmo, Luís César Minozzo, a supervisora pedagógica da EMEF Anselmo Rogéria Cardoso, professora de Matemática da EMEF Anselmo, Fernanda Nardini, e representantes do Inova Bento como Roberto Carraro, Márcio Chiaromonte, Vinícius Piva, o presidente do CIC, Carlos Lazzari, presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, entre outros.
Melhorar a vida em sociedade, quais são os problemas que Bento Gonçalves tem e quais soluções expressa a criação de produtos que podem se tornar uma startup e o projeto apresentado, de colaboração interativa que incentiva a conscientização ecológica, tem como foco ampliar a atuação das pessoas para o recolhimento de eletrônicos como pilhas, celulares, baterias, computadores. Baseado na Nota Fiscal Gaúcha, os alunos criaram um aplicativo, onde a pessoa se cadastra, acumula pontos e concorre a prêmios por sua atuação em prol do meio ambiente.
Andrieli Forlin fala de como a ideia surgiu. “Tudo começou quando fui para Garibaldi e tinha um modelo que mostrava o descarte dos eletrônicos. Trouxe a ideia para esse projeto e pensamos em trazer algo inovador como um aplicativo. Ter apresentado hoje foi gratificante. Os nossos professores nos incentivaram e ficamos muito ansiosos e felizes. Foi muito positivo mostrar no Inova Bento”.
A professora Fernanda Nardini comenta sobre a oportunidade de mostrar o projeto além dos muros da escola. “A ideia foi deles mesmo, pois gostariam de aprimorar, de ver da possibilidade de comercializar o produto, com visão empreendedora, se inserindo no mercado de trabalho”
Luís César Minozzo destaca sobre o caráter plural de conhecimentos do projeto e sua viabilidade. “Pensando no pedagógico da escola, é ali que vamos ter a transdisciplinaridade como matemática, programação, a escrita como o Diário de Bordo onde consta todo o processo de criação do projeto, Ciências, Robótica, História, Geografia, localização desses ecopontos dento do município para o descarte. É algo que vai melhorar a vida da cidade”.
Para Roberto Carraro, do Inova Bento, a oportunidade de conhecer o projeto abriu um intercâmbio de ideias, um diálogo entre mentes criativas. “Para nós é uma satisfação receber os alunos da EMEF Anselmo e ver a grande potencialidade que esses jovens têm, a preocupação com o meio ambiente. Ficamos felizes, pois queremos incentivaE e fomentar cadava vez mais nossos jovens, sejam eles do município, do estado ou de particulares, com alunos com muita capacidade. Fazendo com que eles visualizem as oportunidades para o bem comum. A ideia é que realmente vá para a ação e tenha resultados”.
A Secretária de Educação expressa sua satisfação de ver o empenho e dedicação dos alunos de serem reconhecidos. “O Inova Bento abre portas para pessoas empreendedoras, de estar aberto ao novo, à inovação, e formando cidadãos preparados para o futuro. Esses alunos tiveram a oportunidade de mostrar que com os conteúdos da escola estão trazendo melhorias e invocação para a comunidade de Bento Gonçalves.
Além do projeto mencionado, também foram apresentados outros três que tinham como foco a saúde mental dos adolescentes, mobilidade urbana e especulação imobiliária. Ainda, a advogada Maila Conte explanou sobre sua startup Hi!Mundo que é sobre a rastreabilidade de embalagens pós-consumo. Ela compartilhou sua experiência de vida e de como conseguiu chegar a concretização de um benefício para uma realidade mais cônscia de seus deveres para com o meio ambiente.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Ação do DMT de Bento forma pequenos agentes da EMI Mamãe Coruja
Procon-BG alerta para golpes envolvendo a Black Friday
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até este sábado, dia 30