Evento contou com 500 pessoas e prestou homenagens a diversos profissionais com a entrega de troféus
A EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz é um marco na rede pública de ensino. Inaugurada no dia 09 de outubro de 2014, a festividade do dia 22 de novembro, ocorrida no CTG Laço Velho, marcou os 10 anos da escola. O evento reuniu, aproximadamente, 500 pessoas, entre equipe diretiva, funcionários, alunos e famílias em comemoração a uma proposta pedagógica inovadora: jornada de estudos de 9 horas, com práticas educativas transdisciplinares, visando a construção de processo formativo global.
A EMTI só teve crescimento: de 40 alunos, no início, hoje atende 625. Para atender a demanda, mais uma inovação foi preciso, e os Anos Finais passaram a frequentar o espaço acadêmico, em uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul, onde os alunos usufruem de salas temáticas, Sala Maker, laboratórios e a biblioteca.
O depoimento do primeiro aluno a ser matriculado, Mauro Zottis Jr., resume o sentimento de ter tido uma formação de tempo integral. “Foi muito importante para mim, pois a EMTI agregou muito ao meu conhecimento, agregou na minha vida pessoal”. Com 17 anos, tem como objetivo profissional ser policial militar.
Está no planejamento da escola fazer uma exposição permanente sobre a professora Nilza Côvolo Kratz com seus objetos de aula para a preservação de sua memória e de sua dedicação ao ensino. Na ocasião da festividade, sua filha, Vânia Kratz, evocou um pouco de seus ensinamentos e do valor da profissão de professor. “A minha mãe, Nilza Côvolo Kratz, que foi a minha primeira professora, tinha o maior orgulho dos seus alunos e alunas. Para nós que somos do corpo docente, o nosso maior presente é o reconhecimento. É compartilhar o conhecimento, o que se sabe, para que se desenvolva o seu caráter, a sua maneira de ser, sendo pessoas que se reconhecem com as suas dificuldades, fragilidades e potencialidades. Ela sempre ensinava os seus alunos amar a Deus sobre todas as coisas, amar o próximo como a si mesmo”.
Os idos de 2014 trazia novas formas de vivências educacionais e a então Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, compartilhou seu sentimento sobre a criação da EMTI São Roque. “Estou emocionada. Foi um desafio muito grande. Na época, trabalhamos muito, pesquisamos bastante, montamos uma equipe para entender uma escola de tempo integral, e vocês pais que entenderam a proposta. Queríamos fazer a diferença e assim o fizemos. Vocês estão de parabéns hoje por estar auxiliando essa comunidade escolar. Muito obrigada!”.
O Deputado estadual Guilherme Pasin, então Prefeito, também traz suas lembranças do período. “A sociedade da época merecia mais do que uma escola tradicional, muito embora os índices educacionais de nosso município sempre foram exuberantes. Bento merecia algo diferente e criamos algo inovador com uma proposta educacional diferente e, hoje, dez anos depois, não apenas vislumbra o sucesso da proposta, o carinho a gestão seguinte abraçando, mas comprovando o modelo de tempo integral é necessário para o agora. A comunidade escolar, o corpo diretivo, professores, servidores, funcionários e famílias abraçaram esse conceito e levaram aquela ideia inicial para o sucesso de hoje. Estou aplaudindo cada um de vocês”.
A diretora Andreza Peruzzo faz um balanço sobre esses dez anos do educandário. “A escola EMTI São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz iniciou suas atividades em 2013 com 40 educandos e hoje atende mais de 600 alunos em turno integral e em duas unidades. Completamos 10 anos de história! Uma história repleta de sucessos e conquistas para a nossa comunidade. É uma honra estar à frente da gestão escolar. Agradeço a todos que aqui estão, nessa noite de comemoração e quero sublinhar que juntos construímos uma escola de referência no município. Parabéns comunidade escolar!”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressaltou sobre o crescimento do educandário ao longo dos anos. “Nós vimos nascer e crescer a escola. E temos aqui muitas pessoas que estiveram desde o início: desde a finalização do prédio e a construção do curriculum. Com o passar do tempo, foi atualizado e ganhou um novo espaço na UCS, que se tornou uma referência para região, pois as pessoas veem conhecer essa modelo. Agradecer aos pais que acreditam na escola e as essas crianças que vão fazer a diferença”.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou sobre o bom rendimento da escola na rede pública de ensino. “Parabéns alunos e pais. Uma conquista de toda a comunidade escolar. Cada aluno que chega quer estudar na EMTI São Roque, todos querem ir para a UCS. Como é bacana de ver os pais querem colocar os filhos numa escola incrível. Os melhores indicadores de educação estão nessa escola. Vai ser cada vez mais reforçada para atender melhor os alunos para Bento Gonçalves e ser um exemplo para a região e para o Brasil”.
Durante a cerimônia foram prestadas homenagens com a entrega de troféus para diversas personalidades que auxiliaram como presidentes do Círculo de Pais e Mestres, primeiro corpo diretivo, a primeira funcionária da escola, a primeira professora da escola, e autoridades como o Prefeito, Secretária de Educação, da Justiça Restaurativa, entre outras.
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha
Consulado da Itália lança edital para patrocínio de eventos em 2025