No dia 22 de novembro, sexta-feira, acontece a Reunião Técnica “Recupera Rural RS – Serra Gaúcha”, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). Promovida pela Plataforma Colaborativa Sul, Emater-RS/Ascar, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus BG e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul, o encontro visa apresentar os resultados de um estudo multidisciplinar e multi-institucional realizado na Serra Gaúcha, com foco nos impactos dos deslizamentos ocasionados pelas intensas chuvas no outono de 2024.
“Nosso objetivo é compartilhar os resultados obtidos a partir da análise de diferentes documentos e visitas a campo nas áreas atingidas, bem como expor e discutir estratégias para enfrentar os impactos atuais e futuros das condições climáticas adversas visando a proteção de vidas e a sustentabilidade das pequenas propriedades da região”, pontua Henrique Pessoa dos Santos, Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho. Ele complementa que o estudo permitirá uma visão abrangente sobre as causas, impactos e ações necessárias para se minimizar danos futuros e fortalecer a resiliência da Serra Gaúcha às mudanças climáticas.
Serão apresentados resultados das análises meteorológicas, do relevo, geológicas e socioeconômicas, além de abordagens específicas sobre os efeitos na viticultura da Serra Gaúcha, um dos setores econômicos mais importantes da região. Além do diagnóstico, também serão divulgadas proposições de ações preventivas e corretivas para minimizar futuras ocorrências de danos e prejuízos.
A Reunião Técnica “Recupera Rural RS – Serra Gaúcha” é direcionada para técnicos, autoridades, lideranças e público interessado no assunto. A participação é gratuita, mas as inscrições devem ser realizadas até o dia 21/11 através do link: https://bit.ly/rtrecuperaruralrs. Informações adicionais no telefone: (54) 3455-8082.
Plataforma regional
A Reunião Técnica integra o plano de ações emergenciais e estruturantes para apoiar a recomposição de paisagens e a recuperação agroprodutiva sustentável do Rio Grande do Sul dentro da Plataforma Colaborativa Sul. Executado pela Embrapa com recursos da Casa Civil e do Ministério da Agricultura e Pecuária, o plano inclui parceiros da iniciativa privada e do poder público federal, estadual e municipais.
A iniciativa visa identificar áreas e projetos prioritários para investimentos em PD&I, para suporte técnico-científico à tomada de decisões de produtores rurais e agentes do Estado, para apoio a políticas públicas de prevenção de desastres dessa natureza, e para a retomada da capacidade produtiva dos sistemas agroalimentares e florestais do Estado.
A Plataforma Colaborativa Sul foi instituída em agosto de 2024 com o objetivo de caracterizar e quantificar os impactos socioeconômicos decorrentes da seca, granizo, geada, excesso de chuva e adversos de temperatura na região, bem como sistematizar e disponibilizar tecnologias, conhecimentos e estratégias para sua gestão e para o fortalecimento da resiliência dos sistemas agropecuários.
A Plataforma reúne as sete unidades da Embrapa localizadas na Região Sul (Embrapa Clima Temperado, Embrapa Florestas, Embrapa Trigo, Embrapa Soja, Embrapa Suínos e Aves, Embrapa Trigo, Embrapa Uva e Vinho), Embrapa Solos, Embrapa Pantanal e Embrapa Territorial. São parceiros da Plataforma a Emater/RS, o Serviço Geológico do Brasil e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A Reunião Técnica “Recupera Rural RS – Serra Gaúcha” é direcionada para técnicos, autoridades, lideranças e público interessado no assunto.
A participação é gratuita, mas as inscrições devem ser realizadas até o dia 21/11 através do link: https://bit.ly/rtrecuperaruralrs.
Informações adicionais no telefone: (54) 3455-8082.
Serviço
Evento: Reunião Técnica “Recupera Rural RS – Serra Gaúcha”
Data: 22 de novembro de 2024
Horário: A partir das 8h
Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho, Rua Livramento, 515 – Bento Gonçalves, RS
Inscrições: link: https://bit.ly/rtrecuperaruralrs
Programação:
08h – Abertura
08h30 – Histórico de ações da Plataforma Regional Sul e do grupo de trabalho em Vitivinicultura
08h45 – Dados meteorológicos associados aos impactos das chuvas
09h15 – Detalhamento do relevo e localização das áreas de impacto na Serra Gaúcha
09h45 – Intervalo
10h00 – Aspectos geológicos, geomorfológicos e pedológicos, processos erosionais e suas interatividades
10h45 – Histórico do uso, ocupação e manejo do solo nas áreas de encosta da Serra Gaúcha
11h15 – Impactos socioeconômicos da catástrofe climática sobre a viticultura da Serra Gaúcha
11h45 a 13h45 – Intervalo para almoço
13h45 – Proposições de ações/soluções para resiliência de cultivos em encosta
15h15 – Intervalo
15h30 – Discussão e encaminhamentos
17h – Encerramento
Viviane Zanella
Jornalista / Assessoria de imprensa
Embrapa Uva e Vinho
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21