Encontro ocorreu em Santa Cruz do Sul e foi marcado por partilhas e planejamento dos trabalhos de 2025; durante a atividade foi anunciado que a cidade escolhida como sede foi Caxias do Sul e o Bote Fé será realizado em 15 de novembro de 2025
Quatro representantes do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul estiveram no Seminário São João Batista, em Santa Cruz do Sul, no último sábado (09), para a reunião do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB (Eaí?Tchê). O assessor eclesiástico padre Gustavo Predebon, a assessora jovem da articulação, Caroline Chicin Spigolon, a articulada Fernanda Alvarenga e a comunicadora Isadora Martins, representaram a Diocese.
Durante o encontro, que também contou com representantes de outras arquidioceses e dioceses gaúchas, os participantes tiveram acesso aos assuntos e temas que foram refletidos no Encontro dos Responsáveis Diocesanos (RDJ) promovido pela Pastoral Juvenil Nacional, dos dias 05 a 07 de setembro deste ano.
Após a partilha, houve uma conversa sobre como está a realidade das juventudes gaúchas a partir das experiências relatadas por cada diocese. O cenário é de uma retomada dos movimentos e grupos juvenis, que precisam do apoio das Igrejas Particulares e das comunidades para se reconstituírem e fortalecerem. Também se diagnosticou a necessidade de buscar novas linguagens e ampliar a presença em meios digitais para se comunicar e atrair jovens das novas gerações, para que possam fazer a experiência de Cristo e a vivência da fé de forma presencial, comunitária e cada vez mais humana nos grupos.
Curso Cuidar da Vida
A Pastoral Juvenil Nacional iniciou este ano o projeto “Cuidar da Vida” a fim de formar multiplicadores para a formação que visa a prevenção e posvenção ao suicídio entre os jovens.
Após as chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul este ano, a coordenação do Eaí? Tchê solicitou que uma edição do curso fosse realizada aqui no estado, e o pedido foi atendido.
Entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2025, irá acontecer o curso “Cuidar da Vida” em Nova Santa Rita. Haverá 3 vagas por diocese que poderão escolher e enviar representantes. Após a formação, o intuito é que os representantes possam replicar o curso no seu território para as lideranças locais.
Jubileu da Juventude
O Jubileu da juventude também entrou em pauta na reunião. O grupo conversou sobre os caminhos para os jovens que desejam participar do encontro em Roma, em 2025. O Serviço de Evangelização Regional não organizará grupos ou caravanas, pois centralizará os esforços no evento local. Portanto, os jovens interessados devem se organizar em suas dioceses, mas, comunicar o Regional sobre a ida do grupo.
Para aqueles jovens que não forem a Roma, o grupo levantou ideias para vivenciar o Jubileu nas Igrejas Particulares. Reunir os jovens em suas Dioceses para acompanharem o Jubileu com atividades locais como conversas sobre o Jubileu, adoração, missa e de forma síncrona, por meio das transmissões disponibilizadas na internet, acompanhar os atos centrais do jubileu em Roma.
Bote Fé 2025
Durante o encontro, o bispo referencial para a juventude gaúcha, Dom Darley José Kummer e o padre referencial do Serviço de Evangelização da Juventude, padre Eliseu Oliveira anunciaram oficialmente que será realizada uma nova edição do Bote Fé em 2025.
O evento tem por objetivo reunir e integrar as juventudes de todo o estado para uma grande celebração e vivência da fé. Desta vez, o encontro será organizado em parceria com o Serviço de Animação Vocacional (SAV) do Regional Sul 3 da CNBB.
A cidade escolhida como sede foi Caxias do Sul e o Bote Fé será realizado em 15 de novembro de 2025.
Fonte e fotos: Diocese de Caxias do Sul
Diocese de Caxias do Sul participa do Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2025 em Porto Alegre
Diocese de Caxias do Sul realiza primeira edição do Bazar Solidário Cáritas no dia 16 de novembro
SEFIN informa sobre a prorrogação do pagamento da taxa de cemitério em Bento