Há pelo menos dez dias, a família Cobalchini, produtora de uva em São Valentim, no interior de Bento Gonçalves, através do proprietário Sr. Fernando Cobalchini, constatou uma stiuação de vandalismo que provocou a perda de significativa parte das parreiras situadas no local.
Segundo informações, as mortes foram provocadas pela aplicação de erbicidas em mais de 700 pés de uvas de mesa, o que representa mais de 10 mil kg totalmente perdidos. A situação foi constatada em mais um dia de trabalho junto as parreiras.
O prejuízo da família é estimado em torno de R$ 100 mil a pouco mais de R$ 300 mil reais. Não se tem informações de circunstâncias e possível autoria do fato, mas a família certamente acredita que partiu de alguém que tenha domínio bastante avançado do uso de herbicidas, tamanha a quantidade de parreirais afetadas e extensão de hectares percorrida nos parreirais da família.
Será enviado o material para análise de especialistas para se averiguar exatamente que tipo de substância foi aplicada para se analisar o que pode ser feito em termos legais.
Reportagem e fotos: Gabriel Pfeifer / Rádio Difusora
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari
Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana realiza reunião de atualização da programação oficial
Caxias do Sul e Carlos Barbosa recebem a Corrida do Sesi no dia 1º de maio