Palestra sobre diversidade e pluralidade com a jornalista Isabel Ferrari marcou lançamento
Ciente e propositiva diante de seu papel de contribuir para a formação integral das pessoas e, dessa forma, contribuir com o desenvolvimento, inclusive o social, da comunidade, a UCS Bento lançou duas pós-graduação direcionadas para a qualificação dos educadores: a Especialização em Transtorno do Espectro Autista (TDA) e a Especialização em Educação Especial Inclusiva (AEE). A apresentação dos cursos ocorreu na noite de 13 de novembro, com a palestra ‘Inclusão Amorosa’, protagonizada pela jornalista Isabel Ferrari.
“Nosso compromisso em formar pessoas passa, também, pelo olhar da inclusão, e o lançamento de ambos os cursos diz muito sobre essa missão, uma vez que não apenas atende as pessoas com essas necessidades, mas prepara quem lidera com elas, integrando-as à sociedade”, destacou o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis. Na condição de Universidade Comunitária, a UCS está sempre atenta ao que acontece no entorno e desafios que se apresentam. “Trabalhamos, também, para contribuir com a solução de problemas para a comunidade, missão muito relacionada à apresentação desses dois novos cursos, que atendem demandas de capacitação fundamentais, e contam com um time de profissionais de extrema qualificação envolvidos”, comentou a Diretora Acadêmica da UCS Bento Gonçalves, professora Nívia Tumelero.
Contribuindo com o desenvolvimento da região, a UCS mantém uma série de iniciativas que, a exemplo dessa, trazem temas extremamente sensíveis para toda a comunidade. “Com a parte de pesquisa, educação e projetos comunitários, demonstramos nossa preocupação com as pessoas, em acolher e atender suas necessidades. Temos projetos em praticamente 465 municípios, todos conectados com essa proposta”, disse o vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Asdrubal Falavigna.
Compartilhando esse compromisso, o Poder Público de Bento Gonçalves, no ato representado pela primeira-dama Cláudia Remos, reforçou sua condição de parceiro em iniciativas como essa. “São movimentos que vem para enriquecer e aos quais precisamos nos engajar, coletivamente. Precisamos fortalecer parcerias para que as ações ocorram com sucesso. Em Bento Gonçalves, estamos dedicando muitos esforços para isso”, disse.
As especializações em ‘Transtorno do Espectro Autista (TDA)’ e em ‘Educação Especial Inclusiva (AEE)’ já integram a relação de cursos oferecidos pela UCS Bento. Inscrições podem ser feitas com a área de relacionamento da UCS Bento Gonçalves, através do whatsapp+55 54 9653-3184, com Catiane.
Jornalista compartilha história inspiradora
Jornalista, comunicadora, fundadora da AMEI (Associação dos Amigos por uma Educação Inclusiva) e mãe de Pedro, 14 anos, diagnosticado com autismo, Isabel Ferreira emocionou o público ao compartilhar não só sua história de vida, mas lições importantes sobre inclusão amorosa. Na palestra, tratou sobre diversidade e pluralidade no mundo contemporâneo. “Quando falamos em inclusão nas escolas, no mercado de trabalho, em vários ambientes, estamos falando de uma sociedade mais justa, amorosa, afetiva, que consegue olhar para cada um do seu jeito, entendendo que cada pessoa tem suas particularidades e percebendo nessa diversidade um ativo”, disse.
Na opinião dela, falta conhecimento sobre o tema da saúde mental, o que gera resistência por parte das pessoas. “A gente só tem medo daquilo que não conhece. Quando começamos a naturalizar o assunto, passamos a entende-lo e percebemos que conviver com a diversidade é bom, porque o ambiente diverso é positivo para todo mundo, não só para os atípicos. A partir dessa convivência, podemos transformar a escola e a sociedade de forma geral em um espaço virtuoso e de crescimento pessoal”, disse.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Foto: Exata Comunicação, Bárbara Salvatti
15 de novembro – Proclamação da República
Qualificação ensina ferramentas para desenvolver a inteligência emocional
Inscrições para o vestibular de Medicina se encerram neste domingo, 17 de novembro