Qualificação ensina ferramentas para desenvolver a inteligência emocional

Promovida pela CDL-BG e Sicredi, palestra com Jasser Panizzon reuniu mais de 100 participantes

Inteligente é quem sabe resolver problemas, sejam eles de que ordem forem – com reflexões assim impactantes, o professor, autor e comunicador Jasser Panizzon cativou a atenção dos mais de 100 participantes da qualificação ‘Inteligência Emocional – Motivação e Liderança’, promovida em parceria pela CDL-BG e Sicredi para seus associados e comunidade na noite de 12 de novembro.

Ao explicar os vários tipos de inteligência, o palestrante reforçou a importância do autoconhecimento como ferramenta para o sucesso. “Entender a si mesmo gera segurança, e pessoas seguras são bem-sucedidas. Elas ajudam os outros ao seu redor em vez de prejudica-los, e isso faz a diferença na construção de um bom ambiente, coletivamente favorável”, disse.

O processo de conhecimento interno passa, necessariamente, pelo entendimento do que são as emoções e como elas funcionam, de modo que cada indivíduo saiba como reagir diante delas. “Acho que é um erro quando se fala em controlar as emoções, isso significa cercear o que temos de mais humano. As emoções não são inimigas, elas são uteis se soubermos entender o que estão nos comunicando, se conseguirmos entender o que o organismo está nos dizendo por meio delas”, explicou.

Esse, na avaliação dele, é um dos aspectos da inteligência emocional: reconhecer, compreender e gerir as emoções para resolver as situações do cotidiano. “É uma questão de prática: avaliar-se constantemente para saber o que sentiu e o que viveu, exercitar a auto regulação e, assim, aprimorar a forma de lidar com as questões”, disse.

Ao desenvolver a inteligência emocional, as pessoas deixam de agir por instinto e passam a ponderar, ler as situações, analisar o ambiente e, então, enfrentar as crises de forma mais madura. “A pessoa emocionalmente inteligente enxerga uma oportunidade em cada adversidade, sabe o que armazenar e o que descartar diante das informações que recebe, flui de forma equilibrada”, lembrou.

Chegar a esse estágio é possível para qualquer um – e, para auxiliar os participantes nesse desafio, Panizzon compartilhou aquilo que chama de ‘dicas de ouro’. “Comece revisando seu planejamento estratégico pessoal, encontre seu propósito. Procure melhorar suas relações através do respeito e cordialidade e construa relacionamentos sempre que puder. Lembre-se de cuidar de si, mental, física e espiritualmente, faça um detox emocional (armazene o que é bom, descarte o que é ruim) e conceda-se prazeres. Hoje vivemos a era da hiper-comparação, mas é essencial atentar para essa dica: seja você mesmo. Afinal, todos os outros já existem”, disse.

A qualificação promovida pela CDL-BG, em parceria com o Sicredi, faz parte de um movimento protagonizado pela entidade para ajudar os lojistas a potencializar os resultados de seus negócios na reta final do ano. Além dessa, há outras ações como a campanha Bento Natal Premiado, que distribui R$ 40 mil em prêmios para quem fizer as compras no comércio local, e o concurso de decoração ‘Natal Bento 2024’, contribuindo para o embelezamento temático da cidade.

Fonte: Exata Comunicação e Eventos

Foto: Exata Comunicação, Bárbara Salvatti

 

 

error: Conteúdo Protegido