Doença infectocontagiosa afeta os cães e é considerada um risco para a saúde do animal
Com a proximidade do verão, período em que as temperaturas ficam acima da média, os animais de estimação necessitam de um cuidado a mais para evitar possíveis doenças e manter o pet hidratado. Pensando nisso, o Bento Pet alerta para os riscos da cinomose, uma das principais enfermidades que afetam os cães nesta época do ano. A doença não afeta os gatos e humanos.
O secretário do Meio Ambiente Volnei Tesser explica que “a transmissão da doença é feita por meio de secreções de contato direto e indireto. O cão infectado elimina o vírus pela urina, fezes e secreções (nasal e ocular) contaminando objetos (casinhas, cobertores, potes…) e outros cães que tiverem acesso ao local, podendo sobreviver até 90 dias no ambiente”.
Ainda conforme o secretário “é importante evitar seu contato com outros cachorros durante o período em que está doente. A vacinação é o melhor método de prevenção da doença”.
Os principais sintomas são: apatia, perda de apetite, lesões de pele (pústulas), diarreia, vômito, febre, secreções oculares, secreções nasais (pus), convulsões, paralisias, contrações involuntárias dos músculos e falta de coordenação.
Todos os animais que estão sob a tutela do Bento Pet e que estão disponíveis para adoção são vacinados e recebem os cuidados veterinários por parte da equipe, para garantir o bem-estar de cada um. Se você quiser conhecer os animais que estão aptos para adoção entre em contato através dos telefones 3055-7115 ou 992744262.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari
Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana realiza reunião de atualização da programação oficial
Caxias do Sul e Carlos Barbosa recebem a Corrida do Sesi no dia 1º de maio