A experiência adquirida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) durante os desastres climáticos de 2023, no Vale do Taquari, e 2024, em praticamente todo o Estado, será apresentada no seminário “Mudanças climáticas: as três fases do desastre”, que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro no auditório da sede institucional do MPRS.
Na ocasião, o Gabinete de Estudos Climáticos da instituição (GabClima), irá apresentar um e-Book que compila toda a produção técnico-jurídica do MPRS durante e após as enchentes que assolaram o Estado. “Tivemos uma oportunidade única de aprendizado e esse conhecimento pode ser aplicado em outros desastres, claro que com adaptações. É um material muito rico e robusto, um roteiro a ser seguido nas áreas estratégicas, desde o acolhimento e a destinação de recursos, por exemplo, até o combate a fake news e aos preços abusivos de itens indispensáveis, como água potável, e a fiscalização dos locais que abrigaram pessoas que ficaram sem ter para onde ir”, conta a procuradora de Justiça Sílvia Cappelli, coordenadora do GabClima.
O MPRS trabalhou amplamente em todas as suas áreas de atuação e o compilado está organizado de forma que pode ser consultado e replicado em qualquer lugar.
Além de realizar uma prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público em meio aos desastres ocorridos, durante o seminário, que será aberto ao público mediante inscrição prévia, serão debatidos temas como planos de contingência, financiamento e organização das políticas de resposta rápida e eficiente adotados; planejamento urbano, prevenção e adaptação, para melhor enfrentamento dos eventos climáticos extremos; novas estruturas estabelecidas pelas instituições; sistemas de previsão e enfrentamento dos eventos climáticos extremos e, por fim, propostas de retomada econômica no pós-enchente.
Clique aqui para saber mais sobre o evento e para fazer sua inscrição.
Fonte: MPRS / Imprensa
CNH: novo exame médico para renovação poderá ser obrigatório em 2025
MORRE TERCEIRA MULHER QUE COMEU BOLO DURANTE REUNIÃO DE FAMÍLIA, EM TORRES
TRÊS HOMENS ESFAQUEADOS COM UMA MORTE NO NATAL, EM MONTENEGRO