“Stòria, Sapor e Tanta Emossion” proporcionou à Comunidade Escolar, momentos de história, cantoria, oficina de lápis de vime, passeio de carreto
No último sábado (09), a EMI Recanto Alviazul proporcionou a sua comunidade escolar uma vivência, uniu laços de identidade da constituição cultural de Bento Gonçalves com a imaginação. O cenário escolhido foi a propriedade da Família Mion, tecida de parreirais, localizada no bairro Vinhedos e que faz ligação com a Linha Zemith, no Vale dos Vinhedos.
Embaixo das videiras, participaram a equipe diretiva, professores, pais, alunos e moradores locais para vivenciar o evento “Stòria, Sapor e Tanta Emossion”, onde teve a contação de história baseada no livro “Vime”, de Marta Sassi e que foi lançado durante a 39ª Feira do Livro, passeio de carreto, entonação de canções como “América”, “La Bella Polenta”, “Reginela campagnola”, cantada pela diretora e o violinista Ronaldo David. Também teve um momento importante quando os presentes realizaram a oficina de confecção de lápis de vime que remete ao assunto principal do livro, onde um nono tem a ideia de produzir o artigo para suprir a demanda da família.
“A história tem relação com os antepassados, onde o nono compreende a condição da família e da falta de recursos de transporte, pois era muito longe para comprar lápis. Sem querer, essa figura paterna auxiliou no processo de desenvolvimento da escrita e da coordenação motora”, ressalta a diretora Marta.
A vice-diretora Adriane Masiero fala sobre a recepção dos pais para com o programa. “Muitos relembraram momentos da infância, ficaram felizes em participar no meio da natureza, de estar junto com os seus filhos fora do ambiente escolar e estar realizando atividades juntos. Por exemplo, alguns nunca tinham feito um passeio de carreto, não tinham experienciado”.
Marta Sassi destaca a relação do programa cultural com as vivências que o educandário proporcionou ao longo do ano. “Faz uma conexão com a primeira vindima realizada no início do ano, onde foi trabalhado aspectos da cultura da imigração italiana e contextualizado a história debaixo do parreiral, mostrando o que é, como é utilizado, fez toda diferença, pois amplia a leitura de mundo de nossas crianças, suas percepções”, destaca.
Foto: Divulgação/EMI Recanto Alviazul
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Incêndio atinge estabelecimento turístico no Caminhos de Pedra, em Bento
DNIT alerta para serviços de manutenção nas rodovias do Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (15)
Balsa de Santa Bárbara tem serviço momentaneamente interrompido