A Associação Rio-grandense de Proteção ao Animais e ao Meio Ambiente (ARPA) através do fiscal Jorge Acco, e a Polícia Civil, flagraram, na manhã desta terça-feira, dia 12, uma ocorrência de poluição e crime ambiental em um arroio localizado na Linha São Sebastião de Castro, 3º distrito, interior de Carlos Barbosa.
Os policiais civis e o fiscal da Arpa realizaram uma vistoria em uma abastecedora de combustíveis, localizada às margens da RSC-453, onde foi constatado o lançamento de resíduos líquidos poluidores como óleo, querosene e gasolina, em um arroio localizado nos fundos do estabelecimento, divisa com uma propriedade rural.
No local foi realizado o levantamento fotográfico, georrefenciamento e a coleta dos resíduos para posterior análise pericial. O representante legal do estabelecimento acompanhou todo o processo e vistoria e informou que foram realizadas as trocas de sete tanques de combustíveis há cerca de 20 dias. As estruturas trocadas ainda se encontravam no pátio do posto sendo verificadas rachaduras e a presença dos líquidos poluidores em seus interiores.
Animais que estava em um potreiro próximo foram retirados. Foi constatada também parte da vegetação queimada pelas substâncias. O representante do estabelecimento se comprometeu a realizar a limpeza/despoluição dos resíduos assim como sua correta destinação. Será realizada ainda uma nova vistoria junto ao arroio e demais afluentes assim como o levantamento de animais mortos.
Central de Jornalismo | Unidade Móvel Difusora
DNIT alerta para serviços de manutenção nas rodovias do Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (15)
Balsa de Santa Bárbara tem serviço momentaneamente interrompido
Inscrições abertas: Tacchini realiza o 1º Simpósio de Estomias