Foram permanentes – e contínuos, ao longo de 2016 –, os esforços da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG) para oferecer alternativas a fim de que os comerciantes locais pudessem enfrentar os desafios impostos por uma conjuntura econômica. De inúmeras atividades de qualificação, com capacitações e cursos oferecidos em áreas ligadas ao varejo, à representatividade dos setores junto aos Poderes Públicos, a entidade assinalou seu compromisso e atuação na condição de liderança empresarial.
Em 2016, a CDL-BG incentivou a busca de diferenciais por parte dos empreendedores, em uma fórmula que combina estratégias que iniciam com a compra adequada de mix e chegam até à qualidade do atendimento final no contato com o cliente. “Enquanto entidade, nosso papel é facilitar o acesso a ferramentas e alternativas para o lojista que deseja fazer mais pelo seu negócio. Muito do sucesso de nosso trabalho depende da disposição dos profissionais do comércio e serviços em adotarem uma postura proativa e aproveitarem essas oportunidades. Felizmente, temos percebido que isso ocorre com cada vez mais frequência”, avalia o presidente Marcos Carbone.
Para 2017, a perspectiva é otimista, baseada em um crescimento moderado – em parte pela provável estabilização da economia; mas também pela continuidade de um trabalho que há mais de quatro décadas vem sendo edificado pela entidade. A pauta do novo ano traz temas importantes como a mensuração dos dados relativos à inadimplência, por exemplo, atuando conjuntamente com o empresariado para, ao mesmo tempo, encontrar soluções que permitam reduzir esse déficit – que alcança R$ 10 milhões em Bento Gonçalves, conforme último levantamento – e buscar ferramentas que tornem as novas vendas mais seguras.
Iniciativas de sucesso, como o Armazém das Pontas, que traz, ao longo de vários dias, ofertas de dezenas de expositores e condições especiais para o consumidor, serão mantidas e aprimoradas. A valorização daqueles que inspiram o empresariado local terá, mais uma vez, destaque com o Mérito Lojista, que homenageia os cases mais bem-sucedidos do ano. “Construímos um caminho sólido, com muito trabalho, mas isso não significa que possamos nos acomodar. Mesmo no caso de projetos já consagrados, temos que pensar ano a ano no que podemos melhorar”, analisa Carbone.
Consciente de seu papel como entidade representativa, a CDL-BG também reforçará a cobrança pelo atendimento a demandas consideradas cruciais para o desenvolvimento dos ramos de Comércio e Serviços e, de uma forma geral, do município. Entre elas, estão as melhorias em segurança pública, a continuidade do projeto de revitalização da área central e o reforço na fiscalização ao comércio ilegal, por exemplo. “Se, por um lado, apresentamos um constante potencial de crescimento, o que resulta na geração de emprego e renda, de outro nos cabe também reivindicar melhores condições para que o segmento possa desenvolver bem seu trabalho e contribuir cada vez mais com a sociedade”, diz o presidente.
Fonte: Exata Comunicação
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Para bem receber ou para presentear, espumante mostra versatilidade para os encontros de final de ano
Bento: Balcão do Primeiro Emprego recebeu mais de 90 currículos em 2024