A Corsan monitora a entrada de esgoto bruto e a saída do efluente tratado, além de dois pontos do lago para avaliar a progressão da sua despoluição
Quem passa pelo Lago Fasolo, no Bairro Progresso em Bento Gonçalves, no final do dia ou nos fins de semana pode acompanhar diversas famílias passeando pelo local, seja para o exercício físico ou lazer. A cena já virou rotina na cidade. A despoluição do Lago, uma reivindicação de mais de 40 anos da comunidade, e agora é realidade. Concluída em julho, a Estação já começa a apresentar resultados.
Projetado para atender 104 economias, o local tem capacidade de 0,4 L/s, e o sistema de tratamento de esgoto sanitário instalado é de alta eficiência. A Corsan monitora a entrada de esgoto bruto e a saída do efluente tratado, além de dois pontos do lago para avaliar a progressão da sua despoluição, após a instalação da ETE.
Os resultados de monitoramento do lago em outubro de 2023, antes da implantação da ETE e de agosto a outubro de 2024, após a implantação da ETE, demonstram que ocorreu redução do parâmetro Escherichia coli. O parâmetro é o principal indicador biológico da contribuição de esgoto em recursos hídricos.
Conforme os dados, a contaminação com a bactéria passou de 4870 NMP/100 ml para 340 NMP/100 ml, no ponto 01. E 708 NMP/100 ml para 30 NMP/100 ml, no ponto 02.
Em paralelo, seguem as obras de revitalização do local. A prefeitura realizou a construção da pista no entorno, que será posteriormente pavimentada, colocou as estruturas de segurança para evitar a entrada de veículos. “Já começamos a ver os primeiros resultados desse trabalho de despoluição do Lago, com isso podemos passar para a segunda etapa, que é a conclusão da revitalização com paisagismo, iluminação, pavimentação da pista e outras ações. Para isso, queremos realizar um concurso para escolher as melhores ações para qualificar ainda mais este espaço, que é da população”, destaca o prefeito Diogo Siqueira.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS HOMENS QUE COMERCIALIZAVAM COCAÍNA NA MODALIDADE TELE-ENTREGA, EM GUAPORÉ
Veja como será o funcionamento dos serviços estaduais no feriado da Proclamação da República
Proprietários de veículos que não pagaram IPVA precisam quitar tributo para evitar aumento de custos adicionais