Considerado maior festival de arte amadora da América Latina, evento acontece de 14 a 17 de novembro, em Santa Cruz do Sul
A 37ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) ocorrerá no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, entre 14 e 17 de novembro. Promovido anualmente pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, o evento foi autorizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a captar R$ 350 mil via Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Essa será a etapa final do Enart, que é realizada sempre no terceiro fim de semana de novembro e disputada pelos classificados das duas fases anteriores – as regionais e as inter-regionais, as quais aconteceram, respectivamente, de maio a julho e de agosto a setembro. A organização espera receber mais de 2 mil competidores e um público superior a 60 mil espectadores, oriundos de todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Integram a programação as seguintes modalidades: inclusão, chula, danças gaúchas de salão, conjunto instrumental, violino ou rabeca, gaitas, violão, viola, causo gauchesco de galpão, pajada, concurso literário gaúcho, declamação, trova galponeira, conjunto vocal, solista vocal e danças tradicionais. Somente entidades e seus associados filiados ao MTG, maiores de 15 anos, podem participar do Enart, que conta com envolvimento de todas as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado.
O foco do campeonato são os artistas amadores, com exceção dos músicos das danças tradicionais, que podem ser profissionais. Realizado desde 1986, o Enart ocorre desde 1997 no Parque da Oktoberfest. Mais informações podem ser encontradas no site do evento e na página do MTG no Instagram.
Por Douglas Carvalho / Ascom Sedac
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco