Serão dois espetáculos teatrais, com entrada gratuita, a serem realizados nos dias 08 e 21 de novembro
A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi firmaram parceria com o Festival Movimenta Cena Sul para a realização de dois espetáculos teatrais, ambos com entrada gratuita. O Festival é um projeto de retomada depois das enchentes lançado por meio de edital emergencial para intervenções e performances para as áreas artísticas. Em Bento Gonçalves, a atriz Mônica Blume vai realizar a apresentação de ambas as peças.
A primeira ocorre no dia 08 de novembro, às 15h, na Fundação Casa das Artes, e se chama “As Phynas em Fenabephy”, que traz com muita leveza, situações engraçadas de duas palhaças amantes de vinhos e espumantes. Depois de muito tempo sem se encontrar, as novidades são muitas, e já que quem bebe o que quer, fala o que deve, entre bebidas e conversas elas vão passeando por temas do universo delas, tais como padrões de beleza, menopausa, sistema patriarcal, maternidade, sobrecarga da mulher, entre outros.
A segunda peça vai ocorrer no dia 21 de novembro, no Complexo Administrativo, às 15h. Em cena, três atrizes Marina Martins, Mônica Blume e Raquel Peres evocam escritores clássicos da dramaturgia como Shakespeare, Eurípides, Tchekov, Lorca e Nelson Rodrigues para realizar um jogo teatral autoral habitado por inquietações femininas como o abuso, a violência, os padrões, os absurdos e o silêncio. Estes fragmentos cênicos contam histórias de mulheres de todos os tempos, de todas as classes, de todas as cores e modos de ser.
A atriz Mônica Blume ressalta sobre a importância de firmar parcerias. “Nosso núcleo teatral já vem há alguns anos trabalhando com as temáticas femininas, no que diz respeito às nossas demandas, dúvidas, as nossas graças e nossas desgraças. Os textos falam sobre esse universo que engloba todo esse processo de construção das peças”.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, Patrícia Da Rold, as peças vêm agregar reflexões para o universo feminino. “Para os nossos órgãos, sempre é muito importante ser parceiro e apoiador de qualquer ação que leve a mulher à reflexão, a receber informações que não têm, e com a arte existe uma forma de emitir mensagens e retratar situações onde a mulher acaba se identificando. A arte é necessária para evocar essa catarse de emoções, de traumas, de risos, fala diretamente às relações humanas, pois pode auxiliar no processo de transformações, de paradigmas”.
O Festival Movimenta Cena Sul é uma realização Associação Amigos do Theatro São Pedro, com patrocínio de Banrisul. Conta com o apoio de Multipalco, Theatro São Pedro, Instituo Estadual de Artes Cênicas, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Cultura, SP Escola de Teatro, APTR e Associação dos Artistas Amigos da Praça.
Serviço
O que: As Phynas em Fenabephy
Quando: 08 de novembro
Horário: 15h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Classificação etária: a partir dos 12 anos
As Phynas em Fenabephy
Direção: Karla Concá
Elenco: Mônica Blume (palhaça Enólifa) e Diane Schizzi Becker (palhaça Isveralda)
Técnica de som e luz: Marina Martins
Figurinos e adereços: Raquel Cappelletto
Identidade Visual: Junior Ghidorsi
Fotografia: Luiz André Cancian
Serviço
O que: Fragmentos D’Elas
Quando: 21 de novembro
Horário: 15h
Onde: Complexo Administrativo – Rua Dez de Novembro, 190, bairro Cidade Alta
Ficha técnica do espetáculo
Elenco: Marina Martins, Mônica Blume e Raquel Peres
Concepção: Coletiva
Direção: Nicoli Maziero Mathias
Dramaturgia: Autoral e adaptações de textos de Shakespeare, Eurípides, Tchekov, Lorca e Nelson Rodrigues
Fotografia e identidade visual: Artur Accorsi
Operação de som e luz: Diane Schizzi Becker
Centro de Onco-Hematologia Unimed completa um ano com mais de 7,5 mil atendimentos
37º Enart celebra artes e tradições gaúchas com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura
Rafael Fantin, o Dentinho, é campeão brasileiro de Beach Tennis com a Seleção Gaúcha