Serão dois espetáculos teatrais, com entrada gratuita, a serem realizados nos dias 08 e 21 de novembro
A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi firmaram parceria com o Festival Movimenta Cena Sul para a realização de dois espetáculos teatrais, ambos com entrada gratuita. O Festival é um projeto de retomada depois das enchentes lançado por meio de edital emergencial para intervenções e performances para as áreas artísticas. Em Bento Gonçalves, a atriz Mônica Blume vai realizar a apresentação de ambas as peças.
A primeira ocorre no dia 08 de novembro, às 15h, na Fundação Casa das Artes, e se chama “As Phynas em Fenabephy”, que traz com muita leveza, situações engraçadas de duas palhaças amantes de vinhos e espumantes. Depois de muito tempo sem se encontrar, as novidades são muitas, e já que quem bebe o que quer, fala o que deve, entre bebidas e conversas elas vão passeando por temas do universo delas, tais como padrões de beleza, menopausa, sistema patriarcal, maternidade, sobrecarga da mulher, entre outros.
A segunda peça vai ocorrer no dia 21 de novembro, no Complexo Administrativo, às 15h. Em cena, três atrizes Marina Martins, Mônica Blume e Raquel Peres evocam escritores clássicos da dramaturgia como Shakespeare, Eurípides, Tchekov, Lorca e Nelson Rodrigues para realizar um jogo teatral autoral habitado por inquietações femininas como o abuso, a violência, os padrões, os absurdos e o silêncio. Estes fragmentos cênicos contam histórias de mulheres de todos os tempos, de todas as classes, de todas as cores e modos de ser.
A atriz Mônica Blume ressalta sobre a importância de firmar parcerias. “Nosso núcleo teatral já vem há alguns anos trabalhando com as temáticas femininas, no que diz respeito às nossas demandas, dúvidas, as nossas graças e nossas desgraças. Os textos falam sobre esse universo que engloba todo esse processo de construção das peças”.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, Patrícia Da Rold, as peças vêm agregar reflexões para o universo feminino. “Para os nossos órgãos, sempre é muito importante ser parceiro e apoiador de qualquer ação que leve a mulher à reflexão, a receber informações que não têm, e com a arte existe uma forma de emitir mensagens e retratar situações onde a mulher acaba se identificando. A arte é necessária para evocar essa catarse de emoções, de traumas, de risos, fala diretamente às relações humanas, pois pode auxiliar no processo de transformações, de paradigmas”.
O Festival Movimenta Cena Sul é uma realização Associação Amigos do Theatro São Pedro, com patrocínio de Banrisul. Conta com o apoio de Multipalco, Theatro São Pedro, Instituo Estadual de Artes Cênicas, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Cultura, SP Escola de Teatro, APTR e Associação dos Artistas Amigos da Praça.
Serviço
O que: As Phynas em Fenabephy
Quando: 08 de novembro
Horário: 15h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Classificação etária: a partir dos 12 anos
As Phynas em Fenabephy
Direção: Karla Concá
Elenco: Mônica Blume (palhaça Enólifa) e Diane Schizzi Becker (palhaça Isveralda)
Técnica de som e luz: Marina Martins
Figurinos e adereços: Raquel Cappelletto
Identidade Visual: Junior Ghidorsi
Fotografia: Luiz André Cancian
Serviço
O que: Fragmentos D’Elas
Quando: 21 de novembro
Horário: 15h
Onde: Complexo Administrativo – Rua Dez de Novembro, 190, bairro Cidade Alta
Ficha técnica do espetáculo
Elenco: Marina Martins, Mônica Blume e Raquel Peres
Concepção: Coletiva
Direção: Nicoli Maziero Mathias
Dramaturgia: Autoral e adaptações de textos de Shakespeare, Eurípides, Tchekov, Lorca e Nelson Rodrigues
Fotografia e identidade visual: Artur Accorsi
Operação de som e luz: Diane Schizzi Becker
Projeto Pipa Parade será lançado no domingo, 24, na Fundaparque, em Bento
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONCALVES
ACIDENTE COM MORTE ENVOLVE VEÍCULO DE BENTO GONÇALVES NA BR 386, EM POUSO NOVO