Comitiva gaúcha participou do evento Invest Rio Grande do Sul, promovido pela World Trade Center Mumbai
Após visitar três grandes empresas em Mumbai, a delegação gaúcha, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, seguiu a missão na Índia com uma participação no Invest RS, seminário promovido nesta terça-feira (5/11) pelo World Trade Center Mumbai – plataforma de comércio internacional. O evento foi uma oportunidade para tratar das propostas de investimentos no Rio Grande do Sul com o mercado indiano e firmar parcerias.
Durante a apresentação, Gabriel falou sobre as principais características econômicas e geográficas do Estado e detalhou as possibilidades de negócios nos setores do agronegócio, indústria e tecnologia. O turismo também foi tema da palestra, com destaque para Gramado e Canela, na Serra. “Os participantes tiraram dúvidas e se interessaram em importar vinhos e espumantes gaúchos, entre outras tantas possibilidades. Foi uma boa oportunidade para divulgar o Rio Grande do Sul. Estamos de braços abertos para receber novos investimentos que possam ajudar a impulsionar nossa economia”, destaca o vice-governador.
No encontro, a comitiva gaúcha participou de reuniões bilaterais a fim de iniciar relações que possam gerar resultados positivos para o Estado.

Acordo entre Brasil e Índia
Um dos destaques do evento foi a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Câmara de Comércio Indo-Brasileira e o World Trade Center Mumbai. O documento é uma forma de fomentar as relações comerciais e a cooperação entre Brasil e Índia, com a realização de investimentos e eventos em conjunto.
A primeira ação prevista após a assinatura do acordo será a degustação de vinhos gaúchos na Índia, organizada pela WTC Mumbai. A organização também planeja enviar uma delegação para a Expodireto Cotrijal 2025, em Não-Me-Toque. A próxima edição do evento terá o “Ano da Índia” como tema e já tem presença confirmada de uma delegação indiana no evento.
O cônsul-geral do Brasil em Mumbai, João de Mendonça Lima Neto, destaca a relevância da visita do governo gaúcho ao país. “Mumbai é o centro econômico-financeiro do país, com uma forte área de ciência e tecnologia. Então a visita certamente irá gerar novos negócios”, avalia.
A partir de quarta-feira (6/11), a delegação parte para Nova Delhi, onde ocorrerão outros encontros para prospecção de negócios e reuniões bilaterais.
Texto: Dayanne Rodrigues/Ascom GVG e Juliane Pimentel/Ascom GVG
Edição: Felipe Borges/Secom
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa