OBMPE: medalhistas da Rede Municipal, em Bento, compartilham conhecimentos e resultados

As ações ocorreram em Cotiporã, Fagundes Varela e no Instituto Federal do Rio Grande do Sul


Cada vez mais alunos da rede pública de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). No ano de 2023, 2100 alunos participaram da primeira fase, sendo selecionados 200 alunos para a segunda fase. Já em 2024, houve um aumento: 2600 alunos participaram da primeira fase, sendo selecionados, também, 200 alunos para a segunda fase. Pode-se dizer que Bento Gonçalves está tendo uma forte tradição de alunos que se destacam na OBMEP.

E três alunos estão tendo uma projeção de suas capacidades e habilidades e estão compartilhando seus conhecimentos, ou seja, estão sendo convidados a ministrar aulas sobre as suas experiências na Olimpíada. No final de setembro, eles estiveram nas cidades de Cotiporã e Fagundes Varela, EMEF Caminhos do Saber e Colégio Estadual Ângelo Mônaco, respectivamente, apresentando dicas de resolução aos estudantes desses municípios.

Os medalhistas de ouro da OBMEP 2023 Isadora Knebel Marini, estudante da EMEF Anselmo Piccoli, Marco Antônio Grando, da EMEM Alfredo Aveline e Pedro Henrique Lorenseti, que estuda na EMEF Agostino Brum, foram convidados aos municípios vizinhos para relatarem suas vivências a partir da olimpíada. Na ocasião, em ambos os municípios, eles falaram um pouco sobre as oportunidades da OBMEP, experiências na premiação nacional e apresentaram problemas da prova, resolvendo-os e dando dicas de solução.

Para a professora Lisandra Pitol, convidou o assessor pedagógico e professor de Matemática da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e os alunos para conversar obre a OBMEP, “principalmente depois de ver através das redes sociais, o trabalho que ele desenvolve com os alunos de Bento Gonçalves”, ressalta.

Lisandra comenta que “o momento, em ambas as escolas, foi voltado para os alunos aprovados para a 2ª fase das olimpíadas de matemática, sendo de troca de aprendizagens bastante enriquecedora e significativa. Além disso, o encontro foi responsável por motivar ainda mais nossos alunos, principalmente por estarem frente a frente com os medalhistas, conversando com eles, tirando dúvidas e aprendendo com eles. Todos adoraram! Com certeza, o encontro foi bastante inspirador para nossos alunos!”.

Marco Antônio Grando fala sobre a experiência de lecionar. Ele ensinou sobre a OBMEP ajudando a formular respostas para os problemas de lógica, geometria, aritmética, teoria dos números. “Eu gostei bastante. Quando você leciona, além de ensinar, você aprende também. Você está ajudando as pessoas a conseguirem alcançar uma meta em que estão focadas”, pontua.

Rafael Zanovelo Perin, que coordenou a apresentação, destacou as atividades desenvolvidas em Bento Gonçalves. Ele destaca sobre a valorização dos conhecimentos dos alunos, de poder compartilhar com outros estudantes.“A oportunidade foi incrível, pois ver os nossos estudantes sendo protagonistas e reconhecidos pelo seu esforço, ao mesmo tempo, incentivando outros alunos, é de uma grande alegria. Além disso, é ótimo acompanhar o crescimento pessoal e intelectual de cada um. E, também, eles ocuparem um lugar de destaque é muito importante, eles têm muito a contribuir para com os outros”, destaca.

Além de Cotiporã e Fagundes Varela, os três alunos medalhistas foram convidados para lecionar no Curso de Graduação em Matemática do IFRS, que ocorreu na última quinta-feira, 24 de outubro. Os alunos que participaram foram Julia Bertan de Lima (EMEF Vânia Medeiros Mincarone), João Augusto Zortéa (egresso da EMEF Vânia Medeiros Mincarone), Pedro Henrique Lorenseti (EMEF Agostino Brun), Marco Antônio Grando (EMEM Alfredo Aveline), Murilo Gandini Passarin (EMEF Anselmo Luigi Piccoli) e Isadora Knebel Marini (EMEF Anselmo Luigi Piccoli).

Foto: Divulgação/SMED

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura PG

error: Conteúdo Protegido