Ação teve por objetivo explicar aos presentes sobre como será realizado o projeto
Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura juntamente com os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e representantes da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades (Mcid), realizaram com comunidades de diferentes bairros do município uma reunião sobre o trabalho de mapeamento de ruas e casas das áreas urbanas e rurais que possam representar riscos médio, alto ou muito alto de deslizamento ou que possam estar suscetível a inundação. A reunião contou também com a participação dos subprefeitos dos distritos de Tuiuty, Faria Lemos, Vale dos Vinhedos e São Pedro.
No encontro o engenheiro cartógrafo Denilson de Jesus explicou aos presentes sobre as ações que serão realizadas no município. “Nós vamos mapear as áreas de risco e apontar as potenciais tecnologias de engenharia para corrigir, mitigar ou minimizar os problemas de risco geológico. Tudo isso feito em parceria com as comunidades, pois eles conhecem os territórios, e é importantíssimo que no levantamento de campo nós possamos ouvir a experiência e vivência destas pessoas, para que a gente exponha isso nos relatórios, mapas e sugestões de intervenções que possam vir a ocorrer em cada um dos setores”.
O morador do bairro Municipal Nestor Nunes acompanhou a reunião e se mostrou favorável pelo projeto. “Eu acho bem legal esse projeto, que expõe também sobre os riscos para quem está construindo em barrancos e beira de rios. Nós vamos acompanhar de perto as equipes, e como já tivemos alguns problemas no bairro vamos poder falar para eles quando a gente for ver que tem algo errado e explicar de possíveis problemas no futuro. Eu gostei muito da palestra”.
Para o residente do bairro Eucaliptos Zico Soares “esse é um excelente trabalho, a gente precisa disso. É uma área que precisa ser bem analisada e estudada, pois temos riscos, e são várias famílias que moram lá. É muito importante a visita desses geólogos, e acredito que o povo vai receber eles muito bem. Vamos acompanhar no que precisarem, auxiliando, dando as mãos e ajudando para termos uma região 100% segura. Esse será um trabalho que ficará para sempre e o nosso bairro necessita muito disso”.
O secretário de Governo Márcio Possamai destaca que “essa iniciativa do Plano Municipal de Redução de Riscos é muito importante, pois será um mecanismo de extrema importância na prevenção de futuros eventos, e que a nossa população possa ficar mais segura quando novos episódios acontecerem. Será uma ferramenta que trará mais segurança para a administração, que vai poder ter mecanismos e ações de pronta resposta, mas também para a população como um todo que terá a segurança”.
Nesta sexta-feira (25), as equipes estão realizando visitas em escolas para dialogar com estudantes e professores sobre a importância do PMRR. A partir da próxima segunda-feira (28), inicia o trabalho a campo, com visitas a ruas e casas que possam estar em situação de risco.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Festival Tchê celebra a cultura gaúcha com shows, oficinas e gastronomia na ABCTG, em Bento
Aapecan realiza eventos solidários em Bento Gonçalves no próximo sábado, 23